Seja um “data geek”

Além de conversar com seus usuários e ouvir seu feedback, uma forma obrigatória de conhecer seu produto web e como seus usuários interagem com ele é por meio dos dados que seu produto web gera. Para poder tirar proveito desses dados, vc deverá se transformar num “data geek”, algo como um “geek de dados”, uma pessoa que conhece profundamente os dados gerados pela sua aplicação e os significados desses dados.

Toda nota de dólar americano tem escrita a frase “In God We Trust”, que poderia ser traduzido como “Em Deus Nós Confiamos”. É tão grande a importância de usar os dados como fonte de informação para se entender melhor as coisas, que acabou sendo criado o bordão “In Data We Trust” , ou seja, “Nos Dados Nós Confiamos”.

Que dados são importantes?

Todos os dados são importantes, mas a depender do que vc está querendo entender, uns são mais importantes que os outros. Conhecer seus dados é uma tarefa contínua pois a cada novo conhecimento que vc adquire, novas questões aparecem que irão precisar de mais dados para serem respondidas.

A primeira informação que vc vai querer conhecer é quantas visitas vc recebe no site de seu produto web. Para conhecer esses números vc pode usar algum relatório de estatísticas que o provedor de hospedagem lhe oferece. Outra opção muita usada é o Google Analytics.

Com um relatório como esse vc consegue algumas informações importantes tais como quantidade de visitas, quantidade de visitantes únicos, quantidade páginas vistas (pageviewes) e várias outras. A depender do sistema que vc estiver usando, vc também conseguirá ver qual a primeira e a última página visitadas durante um acesso ao seu site, de onde (que país e cidade) vêm seus visitantes, se seus visitantes acessaram seu site partindo de uma campanha de Google AdWords, do Facebook, ou de alguma outra campnha online que vc está fazendo, ou se acharam seu site de forma orgânica, ou seja, digitando diretamente o endereço do seu site ou buscando por algo em algum sistema de busca. Vale lembrar que é importante ter esses relatórios de acesso não só para o seu site como também para seu produto web.

Cuidado pois esses sistemas de relatório de visitas normalmente dão uma quantidade muito grande de informação e é fácil se perder nesse mar de dados.

Junto com a quantidade de vistas e acessos que seu site tem, outros dados importantes que vc precisa conhecer de seu produto web são:

  • Quantidade de pessoas que fica sabendo que seu produto web existe: É possível diferenciar as formas como as pessoas ficam sabendo que seu produto web existe classificando-as em duas categorias, as pagas e as gratuitas. As pagas são aquelas em que vc tem que investir algum dinheiro como, por exemplo Google AdWords, anúncios no Facebook, anúncio em sites de conteúdo, preferencialmente ligados ao tema de seu produto web, anúncios em revistas, tb preferencialmente ligados ao tema de seu produto web. Já as gratuitas são aquelas em que vc investe tempo e trabalho para ficar conhecido como, por exemplo, criar conteúdo relevante sobre o tema do seu site, interagir em blogs sobre o tema do seu produto, facilitar que as pessoas recomendem seu produto web para seus conhecidos, etc. O retorno nesse caso é mais lento, mas tem a vantagem de não ter custo financeiro, só de tempo e trabalho. Já falamos desse tema aqui no Guia da Startup, no post “Como atrair visitantes para o meu site?“.
     
  • Quantidade de cliques gerados pelos seus anúncios ou por outros meios: essa é uma informação um pouco mais difícil de obter pois a depender de sua estratégia para atrair pessoas para o seu site, essa informação não estará disponível. Os sistemas de anúncio online como Google AdWords, Facebook e anúncios em sites de conteúdo normalmente tem essa informação disponível e o preço que te cobrarão normalmente será baseado em um preço por clique.
     
  • Quantidade de visitantes únicos: são as novos visitantes que seu site recebe. É diferente da quantidade de visitas pois uma mesma pessoa pode visitar seu site mais de uma vez até decidir comprar.
     
  • Quantidade de visitantes que se tornaram usuários: desses visitantes únicos, alguns irão se cadastrar para se tornar um usuário do seu sistema. Se vc oferecer um período de experiência gratuito ou uma versão grátis sem prazo de expiração, esse número pode ser razoavelmente grande.
     
  • Quantidade de usuários que se tornaram clientes: findo o período de experiência, alguns de seus usuários vão querer se tornar uma cliente seu, ou seja, vão querer pagar para usar o seu serviço. Se vc estiver oferecendo uma versão gratuita de seu produto, sem prazo de expiração, vc deverá ter uma versão paga que motive seus usuários a saírem da versão gratuita e a pagarem pelo uso de seu produto web.
     
  • Quantidade de usuários e clientes que deixaram de ser usuário ou cliente: eventualmente alguns usuários e clientes deixaram de ser seu usuário ou cliente. É importante saber quantos são, e os motivos por que isso acontece, pois aqui vc descobrirá muito informação para melhorar seu produto web.
     

Funil de conversão

Napoleão Bonaparte, líder político e militar francês conhecido pelas Guerras Napoleônicas, por meio das quais foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa no início do século XIX, teve uma grande derrota em 1812, na Campanha da Rússia. Essa campanha foi uma gigantesca operação militar intentada pelos Franceses e seus aliados, que teve grande impacto sobre o desenrolar das Guerras Napoleônicas, marcando o início do declínio do Primeiro Império Francês. Nessa campanha Napoleão usou 580.000 combatentes. Desses, sobreviveram apenas 22.000 combatentes, o restante pereceu no caminho da França até Moscou devido às dificuldades encontradas nesse caminho (frio, chuva, rios, etc.).

Campanha da Rússia

Campanha da Rússia

Essa imagem lembra muito um funil de conversão de um site, que pode ser feito com os dados que discutimos acima. O funil de conversão nos mostra quantos potenciais clientes estamos perdendo no caminho entre atrair pessoas para o site até o ponto em que um pessoa paga para se tornar seu cliente:

Funil de conversão

Funil de conversão

O funil de conversão nos ajuda a ver onde devemos trabalhar para conseguir mais clientes pagantes. Para um “data geek”, esse deve ser o primeiro foco de dados a se obter e analisar. Cada pedaço desse funil requer um tipo diferente de ação para ser alargado, tema do próximo post. :-)

Exemplo de funil

Veja abaixo um exemplo de funil que fiz com os dados do ContaCal.

Funil ContaCal

Funil ContaCal

Vale notar que esse é um funil mensal. É importante que vc tb tenha um funil diário, pois assim vc poderá medir dia-a-dia o impacto das mudanças e experiências que vc fizer para alargar o funil.

Próximo post

No próximo post vamos falar sobre formas de alargar o funil.

Comentários

Vc conhece o funil de conversão de seu produto web? Onde vc tem mais dificuldade para alargá-lo? Compartilhe!

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  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
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  • Gestão de portfólio de produtos
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Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

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11 ideias sobre “Seja um “data geek”

  1. Pingback: Seja um “data geek” | Guia da Startup | MD | Scoop.it

    • Oi Rafael,

      Esse exemplo de funil é só um exemplo mesmo. Note que ele ilustra um site que vende algo que pode ser baixado. No terceiro estágio ele fala de “Free Downloads” ou seja, deve ser livro ou música ou vídeo ou algum software. Aí, se a pessoa gosta, ela compra e, se ela gostar muito volta para comprar mais (“Repeat Purchase”).

      Abs,
      Joca.

        • Oi Rafael,

          Sem dúvida! Esse funil vale tb para um ecommerce. Substitua o “free downloads” por itens colocados no carrinho e vc terá um funil de ecommerce. :-)

          Abs,
          Joca.

          • Oi Rafael,

            Cada informação do funil do ContaCal eu pego de um lugar diferentes. Os cliques no anúncio eu pego do AdWords. Os visitantes únicos eu pego do Google Analytics. Os usuários trial, usuários pagantes e os cancelados eu tiro da minha base de dados.

            Abs,
            Joca.

  2. Compreendi. Mas para gerar gráficamente um funil não teria né ?

    Para apresentação para meus clientes mesmo. Vou procurar usar gráficos para esse tipo de presentação. Sabe como clientes novos são sempre muito receosos com os resultados.
    Mas vlw mesmo assim

    Abç.
    Rafael

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