Se vc não tem vergonha da primeira versão de seu produto, vc demorou demais para lançar.

Nos dois últimos posts falamos sobre porque devemos fazer rápido um produto web e que não basta ter bons profissionais, bons equipamentos e boa metodologia, é fundamental definir o produto mínimo, ou seja, que funcionalidades entram e que funcionalidades ficam de fora da primeira versão de seu produto web.

Reid Hoffman, fundador do Linkedin disse certa vez que:

Se vc não tem vergonha da primeira versão do seu produto, vc demorou demais para lançar.

Para ilustrar essa frase, que de certa forma sumariza os dois posts anteriores, resolvi pegar prints da tela da primeira versão de alguns serviços bem conhecidos.


Google em 1998

Google em 1998

Twitter em 2006

Twitter em 2006

Linkedin em 2005

Linkedin em 2005

Tela de login do Facebook em 2005

Tela de login do Facebook em 2005

Facebook em 2005

Facebook em 2005

Buscapé em 1999

Buscapé em 1999

Locaweb em 2002

Locaweb em 2002


Próximo post

No próximo post entramos na segunda parte do mão na massa, a parte que fala sobre gerenciar o produto web. Uma vez que produto web está pronto, o que fazer?

Comentários

E aí, se divertiu revendo as imagens acima? Tem mais imagens bacanas? Compartilhe!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


2 ideias sobre “Se vc não tem vergonha da primeira versão de seu produto, vc demorou demais para lançar.

  1. Oi, Joca! Descobri seu site so agora e estou “devorando” seus posts!
    Me desculpa se vc ja escreveu sobre isso, mas estou sentindo falta de um artigo sobre o momento certo de lancar a ideia para venture, anjos e tals. Tambem vale a duvida sobre o momento ideal para participacao em meetings e desafios (recentemente a FGV lancou o Desafio Brasil 2013, que abriu para a analise de ideias). Qual sua opiniao a respeito (desculpa a falta de acentuacao e pontuacao… tcd desconfigurado).

    • Oi Danielle,

      Que legal que vc está gostando!

      O momento certo de buscar um VC ou investimento anjo depende muito de o que vc espera do investidor.

      Depois que vc ler o post sobre quanto tempo leva para ter retorno, posso te dizer que quanto mais próximo da fase de escalar, maior será sua valorização da sua startup pois nesse momento os investidores estão colocando dinheiro para ver sua startup crescer como um modelo de negócios já comprovado. Por outro lado, quanto mais próximo da descoberta, menor será sua valorização, pois nesses caso os investidores estarão investindo em vc e não na sua ideia.

      Na minha opinião, é sempre melhor vc andar o maior tempo possível sem investimento.

      Quanto a entrar em competições de startup, recomendo cautela e parcimônia. Essas competições costumam drenar bastante energia, o que vai tirar o seu foco na sua startup, em descobrir um problema ou uma necessidade de um conjunto de pessoas que vc possa resolver e que as pessoas estejam dispostas a pagar por de alguma forma. Encontros são mais úteis, pois são troca de experiências.

      Espero ter podido te ajudar.

      Abs,
      Joca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>