Saiu a edição atualizada do livro Gestão de Produtos

Essa semana ficou pronta a edição atualizada do meu livro Gestão de Produtos: como aumentar as chances de sucesso do seu software! \o/

gestao_produtos_linkedin_atualizada

Quem comprou a edição anterior em e-book, já pode fazer o download da nova versão pelo link de download que você recebeu quando comprou a primeira edição. Caso você tenha perdido o link, é só mandar um email para a Casa do Código no endereço contato@casadocodigo.com.br. Quem ainda não comprou, é só visitar o site da editora Casa do Código e pedir já a sua cópia!

A primeira edição deste livro é razoavelmente recente, publicada em outubro de 2015. De lá para cá, são “só” 22 meses. Mesmo assim, senti a necessidade de atualizar o livro, pois continuei aprendendo muita coisa sobre gestão e desenvolvimento de produtos de softwares. Tenho publicado esses aprendizados aqui no blog Guia da Startup, mas senti a necessidade de incorporá-los ao livro para deixá-lo mais completo.

Nesse changelog, registrarei o que mudou desde a edição anterior. Assim, se você já leu o livro, pode ir direto para os novos textos!

  • Ao longo de todo o livro, inclui mais exemplos, tanto da Locaweb como da ContaAzul, para ajudar a ilustrar os conceitos abordados no livro.
     
  • Coloquei uma sessão nova no capítulo Gestor de produtos ou Product Owner?, explicando as diferenças entre BA (Business Analyst), PO (Product Owner) e PM (Product Manager). São papéis similares, mas com aumento de responsabilidades.
     
  • Adicionei um capítulo sobre como gerir gestores de produtos. Nem sempre um bom gestor de produtos se torna um bom gestor de gestores de produtos. Esse capítulo explica o que devem ser os objetivos de um gestor de gestores de produtos.
     
  • Na fase de Inovação, no capítulo Muitas oportunidades, inclui uma seção sobre uma pergunta que ouço com frequência: devo perseguir novas oportunidades, ou é melhor focar o time em implementar melhorias no produto existente?
     
  • Também na fase de Inovação, no capítulo Como obter retorno com seu produto de software, inclui mais uma opção de obter receita paga por alguém interessado em seu software: a venda de serviços de terceiros aos seus usuários.
     
  • Na fase de Crescimento, no capítulo O que é um roadmap?, inclui um seção intitulada OKRs, o futuro dos roadmaps, onde falo sobre OKRs (Objective and Key Results), framework usado por várias empresas (como LinkedIn, Google, Amazon, dentre outras) para ajudar na gestão das iniciativas da empresa como um todo e que são um ótimo complemento aos roadmaps.
     
  • Na fase de Crescimento, no capítulo Como priorizar o roadmap, inclui mais duas técnicas que aprendi recentemente: o Sequenciador de features, criado pelo Paulo Caroli, da ThoughtWorks; e o RICE, método de priorização adotado pelo time de desenvolvimento de produtos da ContaAzul.
     
  • Também na fase de Crescimento, inclui uma seção ao capítulo Crescimento: engajamento e churn intitulada Data science, machine learning e gestão de produtos. Nela explico os conceitos de data science e machine learning, e a sua importância para o sucesso do seu produto de software.
     
  • Inclui o capítulo O que é e como criar a visão e a estratégia do produto? no final da fase de Crescimento. Nele explico o que é e para que serve a visão e a estratégia do produto, ferramentas úteis para as tomadas de decisão sobre qual será o futuro do seu produto. Neste capítulo, apresento algumas técnicas e ferramentas para ajudar na criação da visão e na elaboração da estratégia de seu produto de software.
     
  • No capítulo Engenharia de produtos e gestão de produtos, incluí a seção Não dá mais, precisa reescrever tudo…, falando sobre reescrita de sistemas ou de parte de sistemas. Qualquer pessoa que trabalha com desenvolvimento de software vai se deparar com o momento em que surgirá a discussão da necessidade de reescrita. Qual o papel do gestor de produtos nessa discussão?
     
  • No capítulo Organizando para o foco e para a diversificação, inclui alguns parágrafos nos quais conto sobre as motivações que fizeram o time da Locaweb a não ter times separados de QA e de front-end, e sobre a razão de eu não ter mencionado BAs no capítulo sobre organização de times.
     
  • Inclui o capítulo Como quadruplicar a produtividade na Parte 4 do livro, no qual mostro como quadruplicamos a produtividade do time de desenvolvimento de produtos da Locaweb, sem aumentar a quantidade de pessoas no time e com impacto positivo na qualidade.
     
  • Inclui um capítulo na Parte 5 do livro, intitulado E se pararmos de tratar desenvolvimento de software como projeto?, em que proponho deixarmos de chamar desenvolvimento de software de projeto e passarmos a tratá-lo como produto.
     
  • Na conclusão, inclui uma seção intitulada O que é preciso para ser um bom gestor de produtos de software? para responder essa pergunta que me fizeram algumas vezes.

Relembrando, quem comprou a edição anterior em e-book, já pode fazer o download da nova versão pelo link de download que você recebeu quando comprou a primeira edição. Caso você tenha perdido o link, é só mandar um email para a Casa do Código no endereço contato@casadocodigo.com.br. Quem ainda não comprou, é só visitar o site da editora Casa do Código e pedir já a sua cópia!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>