Recapitulando

Por duas vezes tive a oportunidade de assistir a um curso com prof. Ralph Kaatz do MIT. Um deles era sobre liderança de times técnicos e o outro sobre inovação. A aula dele é muito interessante, repleta de histórias para ilustrar os conceitos que ele está passando. Contudo, o que eu mais gosto das aulas dele é sua capacidade de síntese. Para dar uma ideia desse poder de síntese, vou passar aqui o resumo desses dois cursos, que são bastante úteis para quem desenvolve produtos web:

  • Liderança: para o Prof. Kaatz, liderança se resume a fazer duas coisas, uma tática e outra estratégica. A tática é remover impedimentos para que seu time possa trabalhar de forma mais produtiva possível. A estratégica é setar o contexto, ou seja, sempre que vc passar para alguém algo para ser feito, deixar claro o porque aquilo está sendo pedido e onde aquilo se encaixa no planejamento maior.
     
  • Inovação: segundo o Prof. Kaatz, inovação não é simplesmente conhecer a última tecnologia. É preciso conhecer não só a última tecnologia, como também o máximo de tecnologias possíveis. Além disso, é preciso conhecer muito bem as pessoas, seus problemas e suas necessidades. Somente quando se usa o conhecimento das tecnologias para resolver um problema ou atender a uma necessidade de um grupo de pessoas é que se tem uma inovação.

Síntese do Guia da Startup

Vou agora tentar mimetizar a capacidade de síntese do Prof. Kaatz com o Guia da Startup:

Startup é um experimento onde vc busca criar um produto web para resolver um problema de um grupo de pessoas. Para se construir um produto web de sucesso é necessário ter um profundo conhecimento das pessoas que vão usar esse produto web, de seus problemas e necessidades. A melhor forma de adquirir esse conhecimento é tendo um produto mínimo para apresentar para essas pessoas que, a partir do uso desse produto mínimo, vão lhe dar feedback de várias formas. Essas formas serão tanto diretas, como quando seu usuário lhe manda um email, como indiretas, quando vc analisa dados de uso de seu produto web. Por meio desse feedback vc ajusta seu produto até atingir o objetivo (receita, redução de custos, base de usuários, coleta de dados, etc.) que vc definiu para esse produto.

Próximos passos

Com isso termino os posts que irão compor o livro Guia da Startup. Se você sentiu falta de algum assunto, ou achou que algum assunto pode ser aprofundado, basta escrever nos comentários. Caso vc tenha uma startup e queira compartilhar suas dúvidas, ou sua história, entre em contato pelos comentários.

Vou continuar postando aqui dicas sobre startup e desenvolvimento de produtos web, que poderão vir a fazer parte de uma futura edição do livro Guia da Startup.

Minha recomendação agora é que, se vc ainda não pôs a mão na massa, vá colocar, pois a melhor forma de aprender é experimentando. Se vc tem algumas ideias na cabeça, teste criando uma página simples para cada ideia e chamando tráfego para elas com o Google AdWords. Meça seus resultados, escolha a ideia que mais converte e faça um produto mínimo o mais rápido possível, para que vc possa colocá-lo na frente dos interessados e comece a colher o feedback. A partir daí, a diversão só vai aumentar! Boa sorte e não deixe de compartilhar suas experiências! :-)

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


2 ideias sobre “Recapitulando

  1. Bom dia

    Amigão
    venho acompanhando seu blog já faz um tempo, acho que todo mundo que tem uma ideia que pode virar um produto web, vai atras de artigos sobre startup, e achei seus posts bacana principalmente vc compartilhando as ideias sobre o contacal, achei show de bola,
    mas queria fazer uma sugestão, você poderia fazer algum post sobre ‘nome’, ex: se tenho uma ideia que pode virar um produto, qual melhor nome se encaixará ?
    ou tbm devo registrar esse nome ? e por ai vai

    valeu
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>