Quem deve criar uma startup de um produto web?

Já temos uma definição para o termo startup e para o termo produto web. Nesse post vamos falar sobre quem deve criar uma startup de um produto web, ou seja, que tipo de conhecimento é necessário para desenvolver um produto web.

Esforço multi-disciplinar

O desenvolvimento de um produto web envolve conhecimentos de diferentes áreas:

  • desenvolvimento de software: para desenvolver produto web é necessário desenvolver software, afinal um produto web é um software.
  • experiência do usuário: como já frisei tanto na definição de startup, quanto na definição de produto web, o foco tanto da startup quanto do produto web é o usuário e o problema que ele tem e que queremos resolver para ele. Por isso, a experiência que esse usuário tiver ao ter contato com a startup e utilizar o produto web que se propõe a resolver esse problema para ele deve ser muito boa. Existe uma área que estuda especificamente esse aspecto e se chama Experiência do Usuário. Ela não se limita a apenas desenhar uma cara bonita para o produto web, mas pensa também em todo o fluxo de interação do usuário com o software para garantir que esse fluxo seja o mais simples e intuitivo possível, gerando assim uma experiência agradável e positiva.
  • marketing de produtos: é o conhecimento necessário para poder contar para as pessoas que têm o problema que o seu produto resolve sobre o seu produto e como ele resolve o problema dessas pessoas.
  • administração de sistemas: o software, depois de pronto, tem que ficar em algum lugar na internet e tem que ser administrado, ou seja, tem que ser monitorado para verificar se ele está rodando com performance aceitável. Se não estiver rodando, ou se estiver mas sem performance aceitável, é preciso agir! Isso é administração de sistemas. Além disso é preciso fazer backup dos dados do sistema periodicamente, verificar se a base não está crescendo muito, se estiver, é preciso definir como escalar. Isso tb é administração de sistemas. A aplicação dispara emails de boas vindas? Disparar outros emails quando certos eventos acontecem? Por endem esses emails são disparados? Esse servidor tem limites, quais são os limites? É preciso monitorar esse limites e definir ações quando esses limites forem atingidos. Mais tarefas de administração de sistemas.
  • tema do produto web: o seu produto web terá um determinado tema como, por exemplo, venda de produtos online, reeducação alimentar, acesso e operação de conta bancária, email marketing, moda. Esse tema requer um conhecimento específico, que é diferente de todos os outros citados acima.
  • gestão de produtos: é o conhecimento necessário para descobrir pessoas com problemas que podem ser resolvidos por meio de um produto web, quais são esses problemas e qual desses problemas será transformado em produto web.
  • gestão de projetos: é o conhecimento necessário para coordenar diferentes atividades feitas por diferentes pessoas que devem culminar em um resultado único.

Para aumentar suas chances de sucesso com seu produto web, é importante que vc conheça pelo menos um pouco sobre cada uma dessas áreas. Quanto mais vc conhecer, melhor. É óbvio que não dá para conhecer todos em profundidade mas, conhecer um pouco vai ajudá-lo a conversar com os fornecedores que vc certamente irá contratar para complementar suas especialidades.

Opções de terceirização

Duas dessas áreas de conhecimento vc não pode terceirizar: gestão de produto e gestão de projeto. A gestão de produto é a que olha para fora, a que descobre pessoas com problemas que precisam ser resolvidos, descobre que problemas são esses e qual desses problemas vale a pena resolver. Essa é sua principal função e não tem como terceirizar. A gestão de projeto é a que olha para dentro, ou seja, é o que garante que todas as peças (software, site, design, marketing, campanha, produto, etc/) estão em sincronia. Tb tem que ser interno, não dá para terceirizar.

Sobra para ser terceirizado desenvolvimento de software, experiência do usuário, marketing de produtos, administração de sistema e tema do produto web.

Se vc é um bom desenvolvedor de software, vc pode tocar tb essa parte, podendo até zerar seus custos, e terceirizar somente os outros 4 pontos. Se vc é um expert do tema do seu produto, nessa área vc não precisará de ajuda. Enfim, acho que vc pegou a ideia, né?

Vale tb comentar que, por mais especialista que vc seja em marketing de produtos ou em administração de sistema vc sempre incorrerá em custos em ambas as áreas. Em marketing do produto, por mais viral e social que seja sua aplicação, por melhor que seja seu SEO, vc sempre terá um custo, pelo menos no começo, para chamar os primeiros usuários e, a maneira mais simples e acessível de se fazer isso é via Google AdWords. Já em administração de sistema, existem ferramentas que facilitam muito a tarefa do administrador de sistema, automatizando a maioria das tarefas manuais e criando alertas para pontos sensíveis de performance, mas a infra-estrutura para isso tem custo e, saber gerenciar esse custo faz parte do conhecimento de administração de sistemas.

Próximo post

No próximo post, que irei publicar amanhã, vou falar sobre um exemplo de startup, o ContaCal, o que foi terceirizado para a sua primeira versão e como foi terceirizado.

Comentários

O que vc achou da diversidade de conhecimentos necessários para desenvolver um produto web? Comente! :-)

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


9 ideias sobre “Quem deve criar uma startup de um produto web?

  1. Pingback: Escolhendo o que terceirizar, um caso prático | Guia da Startup

  2. Joca,

    Poderia escrever um post sobre como foi feito o marketing e divulgação do ContaCal, bem como os respectivos custos.

    Adianto que seus posts tem sido extremamente esclarecedores.

    Abraço,
    Aldo

    • Oi Aldo,

      Que bom que os posts têm sido úteis.

      Em breve vou falar sobre divulgação. Adiantando um pouco por aqui: uma parte da divulgação que fiz no ContaCal foi pré-lançamento, i.e., antes de o produto estar pronto. Serviu inclusive para sentir a receptividade do produto. Depois foi quando o produto foi lançado. Usei e continuou usando Google Adwords. Usei durante algum tempo os anúncios do Facebook. No post que vou escrever vou falar sobre valores investidos.

      Abs,
      Joca.

  3. Pingback: Por que ter uma startup? | Guia da Startup

  4. Pingback: Quanto tempo dedicar? Quem devo chamar? | Guia da Startup

  5. Pingback: Como fazer rápido o seu produto web? | Guia da Startup

  6. Pingback: Novo tópico: gestão de produtos | Guia da Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>