O que fazer se na sua empresa tiver gestor de produto e product owners?

No artigo anterior comentei sobre como gestor de produtos e product owners são lados distintos da mesma moeda. Enquanto a função de gestor de produtos está preocupado em fazer o melhor produto de software, o product owner está preocupado em fazer melhor o produto de software, ou seja, está preocupado com o processo de desenvolvimento do produto.

Conheço alguma empresas que têm essa separação de papéis em pessoas distintas e que, ao lerem o artigo anterior dizendo que esses papéis devem se executados pela mesma pessoa, podem pensar que estão com sobre de gente… :-O

Minha recomendação para esses casos:

  • não seja radical: não saia demitindo pessoas achando que há sobreposição de papéis. É preciso um olhar mais cuidadoso pois outras funções podem estar faltando na sua organização.
     
  • marketing de produtos: provavelmente está faltando uma pessoa cuidando do marketing de produto, que é tem objetivos complementares, mas bem diferentes do gestor de produto.
     
  • análise o que está sendo feito hoje: é provável que o seu gestor de produtos, às vezes chamado de gestor de negócios, está fazendo mais coisas de um gestor de marketing de produto. Nesse caso pode ser interessante essa pessoa passar a ser marketing de produtos de fato e deixar as atividades de gestor de produto que eventualmente esteja fazendo para o product owner, que poderá assim assumir a gestão de produtos.
     
  • use um próximo produto para experimentar com a nova divisão de papéis: outra forma de experimentar com essa nova divisão de papéis e responsabilidades é usá-la somente num novo produto. Quando vc estiver pensando em fazer um novo produto, experimente essa nova divisão de papéis e veja como esse produto evolui. Se der certo, vc pode estender para outros produtos existentes.
Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>