O que é um produto web?

Um produto web é qualquer sistema web que permite que um usuário seja reconhecido quando ele retornar para utilizar o sistema e que dados sejam armazenados pelo sistema. Normalmente esse tipo de sistema requer um cadastro mínimo feito com usuário e senha.

Pode-se classificar os produtos web de diferentes formas, a depender de como os enxergamos. Podemos olhar do ponto de vista da tecnologia que é usada e que é entregue para o usuário, usando siglas como SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Outra forma é classificar o produto de acordo com o que ele faz, tais como email, comércio eletrônico, pagamento, email marketing, gestão de conteúdo, educação, comunicação, colaboração, relatório, etc.

Eu particularmente prefiro olhar e classificar produtos entendendo para quem o produto resolve o problema. Desse ponto de vista, temos três tipos de produto web:

  • para consumidor final: Nesse tipo de produto resolve-se um problema para o consumidor final, que está disposto a pagar uma taxa para usar os serviços. Alguns exemplos são NetMovies, Netflix, Linkedin, ContaCal. Pode-se também pensar em produtos web para consumidores finais onde o consumidor final paga a taxa pelo uso de forma indireta, ou seja, a taxa paga é por um serviço maior e o produto web está embutido nesse serviço. Alguns exemplos são internet banking, intranet de colégio ou faculdade, acesso a resultado de exames laboratoriais. Os sites de comércio eletrônico são tb dessa categoria pois o uso do site é gratuito e a taxa paga é pelos produtos comprados no site que são entregues para o usuário.
  • para empresas: Esse tipo de produto resolve o problema de empresas, que têm mais disposição de pagar que o consumidor final. Alguns exemplos são Locaweb, Google AdWords e Cobre Grátis.
  • mistos: Nesse caso o produto resolve tanto um problema para consumidor final quanto para empresas. Normalmente esse tipo de produto não tem nenhum custo para o consumidor final. Quem paga a conta são as empresas. O modelo mais comum de geração de receita nesse tipo de produto é o anúncio, pago pela empresa quando o consumidor final vê o anúncio ou clica no anúncio ou compra algo a partir do anúncio. Alguns exemplos são Buscapé, Mercado Livre, Google Search + Google AdWords, UOL Conteúdo + anúncios.

Note que na descrição de cada um dos tipos acima eu tive a preocupação de deixar claro quem paga a conta. Isso é muito importante pois:

Todo produto web tem custos. Por mais acessíveis que sejam esses custos, eles ainda existem, então todo produto web precisa gerar receita de alguma forma para que esse produto web cumpra sua missão de resolver o problema de um grupo de pessoas.

Startup de produto web

Vejo vários livros sobre startup, sobre modelo de negócios, sobre desenvolvimento de cliente, e acho todos eles muito interessantes. Contudo, eles são bem genéricos. Não pretendo aqui falar de startup de uma forma genérica, mesmo porque não conheço desse assunto de forma genérica, apenas de forma específica, ou seja, o foco aqui será apenas em startup de produto web, conforme definições feitas acima.

Próximo post

No próximo post, que irei publicar amanhã, chega de definições! Vamos falar sobre quem deve criar uma startup de um produto web.

Comentários

O que vc achou das definições acima? Fazem sentido para vc? Vc já encontrou outras definições bacanas? Compartilhe! :-)

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


6 ideias sobre “O que é um produto web?

  1. Pingback: Todo site e sistema web pode e deve ser considerado um produto web | Guia da Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>