O que é gestão de produtos?

Sempre quando vamos trabalhar no desenvolvimento de algum sistema para um cliente, é importante entender claramente o que o cliente quer dizer com suas demandas e o que ele entende por certos termos que são chave para o projeto. Por exemplo, quando ele diz que “precisa de um cadastro de produtos” ou “só precisa ter um botão para deletar o recibo”, o que ele entende por “cadastro de produto”? E por “deletar um recibo”?

Eric Evans, um engenheiro de software que ficou conhecido em 2004 por propor uma nova forma de lidar com projetos de software complexos, o Domain Driven Design, criou um termo muito elegante para isso, a linguagem ubíqua (ubiquitous language), ou seja, a definição de uma linguagem comum entre todas as pessoas que tinham que lidar com o software, tanto os engenheiros de software, quanto seus usuários, para garantir que todos estavam entendendo a mesma coisa quando estavam se comunicando.

A importância do conceito de linguagem ubíqua e de sua definição logo no início dos projetos é tão grande que Eric Evans colocou esse conceito no segundo capítulo de seu livro, logo após a introdução. Por esse motivo vamos definir o que é produto e o que é gestão de produtos antes de nos aprofundarmos mais nesses temas.

Produto

De acordo com a Wikipedia:

Produto é definido como um “algo produzido pelo trabalho ou esforço” ou como o “resultado de um ato ou processo”, e tem origem no verbo produzir, do latim prōdūce(re) (levar para a frente, conduzir, produzir, criar). Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado para satisfazer uma demanda ou necessidade.

Essa é uma definição bastante generalista da palavra produto. Nosso foco aqui no blog vai ser um pouco mais restrito. Iremos nos focar em produto web. Esse foi o foco do livro Guia da Startup e, por isso, repetimos aqui a definição que foi feita lá:

Um produto web é qualquer sistema web que permite que um usuário seja reconhecido quando ele retornar para utilizar o sistema e que dados sejam armazenados pelo sistema. Normalmente esse tipo de sistema requer um cadastro mínimo feito com usuário e senha. Contudo, qualquer site pode reconhecer seu visitante, mesmo não usando um cadastro com usuário e senha. Isso pode ser feito por meio de cookies ou pelo endereço IP de quem está visitando o site. Consequentemente, qualquer site e sistema web pode ser considerado um produto web.

Gestão de Produtos

E a gestão de produtos, qual o seu papel? Com o que um gerente de produtos que cuida de produtos web deve se preocupar? Aqui a definição é nossa:

Gestão de Produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto web, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e o cliente por meio do produto web.

Com a definição acima percebemos que a gestão de produtos está relacionada com todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até decisões de descontinuar esse produto. Além disso, também fica claro que a gestão de produtos, para conseguir cumprir com suas responsabilidades, terá que se relacionar com todas as áreas da empresa. Então prepare-se, pois temos muito assunto para nossos próximos posts!

Próximo post

Na semana que vem vamos começar a falar sobre o ciclo de vida de um produto web.

Comentários

Vc é gerente de produto ou trabalha com gerentes de produto? Se sim, o que achou das definições acima? Comente!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


4 ideias sobre “O que é gestão de produtos?

  1. Pingback: Por que fazemos software? | Guia da Startup

  2. Olá, td bem?

    Estou começando a desenvolver meu 1º e-book. Depois, ele se tornará um curso.

    Gostaria de saber se estudar Gestão de Produtos seria interessante neste caso? Em caso afirmativo, mais são os livros recomendados para quem está começando? Pode ser em inglês.

    Abçs e sucesso.

  3. Pingback: O que é e como criar a visão e a estratégia do produto? | Guia da Startup e da Gestão de Produtos de Software

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>