Novo tópico: gestão de produtos

No post em que descrevi as diferentes áreas de conhecimento necessárias para se criar um produto web, eu havia comentado que:

Duas dessas áreas de conhecimento vc não pode terceirizar: gestão de produto e gestão de projeto. A gestão de produto é a que olha para fora, a que descobre pessoas com problemas que precisam ser resolvidos, descobre que problemas são esses e qual desses problemas vale a pena resolver. Essa é sua principal função e não tem como terceirizar. A gestão de projeto é a que olha para dentro, ou seja, é o que garante que todas as peças (software, site, design, marketing, campanha, produto, etc/) estão em sincronia. Tb tem que ser interno, não dá para terceirizar.

Dada a importância dessas duas áreas de conhecimento, resolvi começar uma nova série de posts sobre esses dois temas que, apesar de distintos, costumam ser coordenados pela mesma pessoa, o fundador da startup ou o gerente de produto em uma empresa estabelecida. Aliás, muitos fundadores de startups americanas foram antes gerentes de produto em empresas estabelecidas de internet.

Essa função de gerente de produtos é bastante conhecida nas empresas de internet americanas. Aqui no Brasil já está começando a se popularizar, à medida que aparecem cada vez mais empresas de internet que desenvolvem seu produto localmente. Na Locaweb a função de gerente de produtos existe desde quando eu entrei na empresa, em 2005, inicialmente fazendo um papel mais de coordenação de projeto e, depois, fazendo tb a descoberta de novos produtos.

Para falar sobre esse tema, convidei o Dov Bigio, que trabalha comigo na Locaweb e mantém o Guia do Gerente de Produtos 2.0. A partir da semana que vem começaremos essa nova série de posts, que estarão na categoria Gestão de Produtos. Além dessa série de posts, continuarei postando tb sobre a evolução das experiências que tenho feito no ContaCal e informações relevantes sobre startups.

Espero que curtam o novo tema! :-)

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


6 ideias sobre “Novo tópico: gestão de produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>