Mantenha um diário de mudanças

Falei no último post que só ia escrever de novo na semana que vem, mas acabou de me ocorrer uma ideia de post que pode até ser o primeiro de uma categoria que vou chamar de dicas rápidas, em contra-ponto aos posts mais longos que tenho escrito. São dicas que vou aprendendo no dia-a-dia da Locaweb, do ContaCal e em conversas com outros desenvolvedores de produto web e que vale a pena compartilhar por aqui. Então aqui vai a primeira dica rápida.

Quando foi?

A gente acaba se fazendo essa pergunta quando vai analisar os números de nosso produto web e vê que houve mudança no número de trials, ou de conversão de trials para pagantes, ou de alguma outra métrica que acompanhamos e pensa:

“Ah, pode ser aquela mudança que fizemos no site. Quando foi? Será que foi ela que impactou a nossa métrica?”

Dica: mantenha um diário de mudanças

A dica é manter um diário de mudanças, que pode ser um arquivo texto, uma planilha, ou mesmo um caderno. Não importa muito aonde se anota, mas sim ter a disciplina de anotar as mudanças que vc fizer em seu produto web. Anote a data, a mudança feita e o que vc espera com aquela mudança. Quem é mais técnico pode ter a tendência de querer anotar somente mudanças no software, mas o ideal é anotar todas as mudanças. Fez alguma alteração na campanha de AdWords? Anote no diário de mudanças. Mudou algum texto no site? Anote no diário de mudanças. Publicou um novo texto no blog? Anote no diário de mudanças.

Assim, da próxima vez que vc olhar suas métricas e vir alguma mudança em seus números, basta olhar seu diário de mudanças para ver qual mudança pode ter originado essa alteração em seus números e se isso correspondeu às expectativas que vc tinha anotado.

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


4 ideias sobre “Mantenha um diário de mudanças

    • Oi Brunno,

      Sem dúvida, para controle de código nada como git ou similares! O problema é o resto das mudanças. Mudou campanha do AdWords, mandou newsletter, etc. Para essas mudanças não tem git… :-P

      Abs,
      Joca.

  1. Bom dia Joca,

    vou dar meus dois cents para o post: você já deve ter ouvido falar de Lean Startup, certo? Eric Ries dá uns bons conselhos a respeito do tópico do post, como estabelecer uma baseline com a situação da sua app atualmente, os saltos de fé (proposições de mudança na baseline baseadas na sua alteração do software, marketing, etc) e as métricas acionáveis, que são os números que comprovarão que seus saltos de fé tiveram sucesso ou não. Usando esses recursos de forma correta, acaba-se com o achismo do “será que foi minha alteração que aumentou o número de clientes?” e assim temos números pra trabalhar.
    Para béns pelo blog, é muito bacana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>