Livro escrito!

Pronto, terminei de escrever o livro sobre gestão de produtos de software. São mais de 300 páginas! Agora o livro está com o editor para revisão e para definirmos os detalhes finais do livro. Estou bem contente!

Queria adiantar aqui o conteúdo do livro, até mesmo para ver com vcs se está faltando algum assunto.

O livro está dividido em 5 partes:

  • Definições e requisitos: para começar, farei uma rápida introdução à metodologias ágeis. Algumas das pessoas que leram os primeiros rascunhos acharam que poderia ser útil fazer esse introdução, já que falo sobre determinados aspectos das metodologias ágeis em alguns pontos do livro. Em seguida, definirei algumas palavras chave como software, produto, plataforma, gestão de produtos entre outras. Nessa parte falarei também sobre as características de um bom gestor de produto e darei algumas dicas para gestores de produto sobre liderança e cultura organizacional.
     
  • Ciclo de vide de um produto de software: nessa parte vou descrever como é o ciclo de vida de um produto de software e quais são as fases desse ciclo de vida: inovação, crescimento, maturidade e fim de vida. Sobre inovação, vou falar sobre o que é inovação, como encontrar um problema a ser resolvido, como descobrir se esse problema é de fato uma oportunidade a ser perseguida e como obter retorno com seu produto de software. Na fase do crescimento, quando o produto foi desenvolvido e lançado, devemos nos preocupar em como gerenciar o produto durante seu crescimento, ou seja, como gerenciar o feedback? O que é um roadmap? Como priorizar as demandas? O que fazer com pedidos especiais? Como dizer não? Que métricas acompanhar? Após o crescimento vem a maturidade. Nessa parte iremos entender quando acontece a maturidade e o que fazer se o produto chegar nessa fase. Depois da maturidade, ou quando o produto é desenvolvido mas não dá certo, chega a fase conhecida como fim de vida de um produto de software. Iremos ver como detectar e o que fazer nessa fase do ciclo de vida de seu produto de software. No final dessa parte, quando já conheceremos todas as fases do ciclo de vida de um produto de software, vou mostrar qual a diferença entre startup e gestão de produtos de software.
     
  • Relacionamento com as outras funções: Como o gestor de produtos deve se relacionar com as diferentes funções da empresa? Engenharia, UX, marketing de produtos, gestão de projetos, vendas, jurídico, financeiro e atendimento.
     
  • Gestão de portfólio de produtos: Por que algumas empresas decidem ter mais de um produto? Como elas fazem para gerenciar esse portfólio de produtos? Por que outras empresas preferem se focar em um único produto? Foco ou diversificação, qual é a estratégia mais apropriada? Como organizar o time de desenvolvimento de produtos de acordo com a estratégia escolhida? Esses temas são os que eu considero como sendo tópicos avançados de gestão de produtos de software, e é o que veremos nos capítulos que compõem essa parte do livro.
     
  • Onde usar gestão de produtos de software: Será que gestão de produtos de software só pode ser usado por empresas que comercializam produtos de software e somente nos times de desenvolvimento de software que desenvolvem softwares que irão ser comercializados como produtos? Ou será que outros tipos de empresa se beneficiariam de pensar em seu software como um produto e de usar as técnicas de gestão de produtos de software para aumentar as chances de sucesso dos softwares que desenvolvem? E onde devemos colocar a gestão de produtos de software em uma empresa? No marketing? Na área técnica? Esses serão os temas dos capítulos finais do livro.
     

O que vc achou do conteúdo? Está sentindo falta de algum tema?

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>