Guia da Startup – edição atualizada

Essa semana ficou pronta a edição atualizada do Guia da Startup! \o/

Quem comprou a edição anterior em e-book, já pode fazer o download da nova versão pelo link de download que você recebeu quando comprou a primeira edição. Caso você tenha perdido o link, é só mandar um email para a Casa do Código no endereço contato@casadocodigo.com.br.

A primeira edição deste livro foi escrita em 2012, há mais de 4 anos. Muita coisa aconteceu na indústria de software e no cenário de startups do Brasil e do mundo. Por esse motivo, resolvi escrever uma segunda edição, trazendo algumas dicas novas, atualizando sobre o andamento do ContaCal e com um update das entrevistas publicadas na versão original, e mais algumas novas.

guia-da-startup-edicao-atualizada-capa

Veja aqui o changelog completo:

  • De produto web para produto de software — Mudei as referências a “produto web” para “produto de software”. Fiz isso pois mobile é agora o novo veículo do software. No mobile, o software pode ser entregue via web ou via app. No futuro, o software será usado em relógios, em carros, em qualquer lugar. Por esse motivo, troquei onde falo “produto web” por “produto de software” ou simplesmente por “produto”. Aliás, isso me motivou até a mudar o subtítulo deste livro. Se você já o leu, talvez isso lhe motive a relê-lo, vendo produto sob este novo prisma. 
     
  • Adição ao capítulo Recebendo feedback — Adicionei a este capítulo uma seção explicando a importância do porquê antes do como. 
     
  • Adição ao capítulo Cuidado ao lançar um produto mínimo — Adicionei a este capítulo um exemplo de experimento de fake feature que fiz no ContaCal e que me poupou muitas horas de desenvolvimento que se mostrariam desnecessárias. 
     
  • Capítulo novo: Dicas básicas (e não tão básicas) de SEO — Para ajudar a atrair tráfego para o site de sua startup, é importante entender de SEO (Search Engine Optimization). Neste capítulo, compartilho um pouco do que aprendi sobre o tema. 
     
  • Capítulo novo: Vá vender! — Essa é a melhor maneira de entender se seu produto resolve o problema dos clientes. Em uma startup, todos têm de vender. Então, o que você está esperando? Vá vender! 
     
  • Capítulo novo: Churn — Um capítulo inteiro dedicado ao churn, quantidade de usuários e clientes que deixaram de ser usuário ou cliente. Neste capítulo, explico também sobre o tão falado churn negativo. Como é possível ter churn negativo? 
     
  • Capítulo novo: Mudança de rumo (pivot) — Aqui conto o caso da Eventials, uma plataforma para transmissão de palestras online, que precisou mudar para sobreviver. Qual era o problema, o que eles fizeram e as 10 formas possíveis de mudança de rumo são os temas deste capítulo. 
     
  • Adição ao capítulo Quanto tempo demora até ter retorno? — Adicionei a este capítulo informações sobre o primeiro mês positivo do ContaCal. 
     
  • Capítulo novo: Cinco anos depois, como está o ContaCal? — Aqui conto como está o ContaCal, se ele está dando retorno financeiro e se atingiu seus objetivos. 
     
  • Entrevistas — Todas as entrevistas foram atualizadas com a situação mais recente das empresas e de seus produtos. Inclui também algumas novas entrevistas:
    • Sonia Tuyama, da empresa Aurum, com mais de 20 anos de mercado, que tem um software não web e que, em um determinado ponto de sua vida, percebeu que precisava fazer uma versão web de seu software.
    • Thiago Lima, fundador da Eventials, que citei em dois capítulos novos.
    • Vinicius Roveda, um dos fundadores da ContaAzul, empresa que escolhi para voltar a viver esse clima tão gostoso de Startup.

Gostou das novidades? Como disse acima, se vc comprou a edição anterior em e-book, já pode fazer o download da nova versão pelo link de download que você recebeu quando comprou a primeira edição. Caso você tenha perdido o link, é só mandar um email para a Casa do Código no endereço contato@casadocodigo.com.br.

Agora, se vc ainda não comprou sua cópia do Guia da Startup, o que está esperando, adquira sua cópia hoje mesmo!!!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>