Gestor de produtos ou product owner?

Gestor de produtos ou product owner? Que termo usar? São papéis diferentes? São complementares? Há sobreposição? É melhor ter duas pessoas distintas, uma para cada papel? Ou é melhor combinar os dois papéis em uma única pessoa?

Definições

Antes de mais nada, vamos ver um pouco de definições.

O product owner é a pessoa responsável por maximizar o valor do produto, o trabalho do time de desenvolvimento, e a gestão do backlog do produto. O product owner é uma pessoa e não um comitê. O product owner pode representar o desejo de um comitê no backlog do produto, mas aqueles que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens de backlog devem convencer o product owner.

Fonte: Scrum Guide da Scrum.org

O product owner representa os stakeholders e é a voz do cliente. Ele ou ela é responsável por garantir que o time entregue valor para o negócio. O product owner escreve (ou faz o time escrever) itens centrados no cliente, classifica e prioriza esses itens, adicionando-os ao backlog do produto.

Fonte: Wikipedia

Pelas definições acima fica claro o foco do product owner em:

  • gerenciar as prioridades do backlog, com base em inputs dos stakeholders e clientes
  • maximizar as entregas do time de desenvolvimento

Por outro lado, em um artigo anterior, defini gestão de produtos como sendo:

Gestão de produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto de software, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e os problemas e necessidades dos clientes por meio do software que deve ao mesmo tempo ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos enquanto soluciona os problemas e as necessidades dos clientes.

Ou seja, o gestor de produtos precisa conhecer bem tanto quem é o dono do software e quais os objetivos que esse dono deseja alcançar com esse software, como quem vai usar esse software e quais os objetivos que esse usuário pretende alcançar usando esse software. Somente conhecendo os objetivos tanto do dono do software como do usuário do software é que o gestor de produtos poderá definir como será esse software.

Dá para perceber que por um lado as definições de product owner se focam bastante no processo, ou seja, em priorização de backlog, em maximização da produção do time de desenvolvimento, enquanto a definição de gestão de produto é totalmente focada no resultado, ou seja, no software que está sendo feito e nos objetivos desse software, tanto para o dono do software quanto para seu usuário.

As definições de product owner focam no processo pois todas a metodologias ágeis tem seu foco no processo de desenvolvimento de software. O próprio Manifesto Ágil diz que “Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software”. Note que a preocupação é em descobrir maneiras melhores de desenvolver software, e não em descobrir maneiras de desenvolver softwares melhores. É uma diferença sutil do ponto de vista gramatical, mas enorme no significado. Enquanto “descobrir maneiras melhores de desenvolver software” se foca no processo de desenvolver software, quando falamos em “descobrir maneiras de desenvolver softwares melhores” passamos imediatamente a nos focar no resultado do desenvolvimento de software, o software! Por isso minha definição de gestão de produtos tem foco no software e nos objetivos do dono desse software e de seus usuários.

Então são papéis diferentes?

Resposta curta: não. Apesar de terem focos distintos, pode-se dizer que são dois lados da mesma moeda.

Tenho conversado com pessoas de algumas empresas sobre como eles desenharam sua organização de desenvolvimento de software e tenho visto com alguma frequência o uso desses papéis de forma separada, ou seja, existem product owners, que são parte do time de desenvolvimento de software e são responsáveis por gerenciar o backlog e detalhar os itens desse backlog e existem os gestores de produto, que não fazem parte do time de desenvolvimento, que são responsáveis pela visão de negócio do software e que passam para o time grandes épicos que deverão ser detalhados por um product owner.

Na Locaweb optamos por usar os termos gestor de produto e product owner como sinônimos pois, como dito acima, para nós são dois lados da mesma moeda. Não dá para priorizar o backlog e maximizar as entregas do time de desenvolvimento se vc não tiver profundo conhecimento dos objetivos do dono do software e dos usuários desse software. Assim como não dá para produzir o melhor software que atenda os objetivos tanto do dono desse software como de seus usuários se vc não priorizar corretamente o backlog e não maximizar as entregas do time de desenvolvimento. Um é o “o quê” e o outro é o “como” do desenvolvimento de software. Não existe um sem o outro.

Depois de ler que gestor de produtos e product owner são dois lados da mesma moeda, e vc estiver numa empresa onde esses papéis estão separados em duas pessoas distintas, vc pode ficar com a dúvida sobre o que fazer nessa situação? Esse é o tema desse artigo.

Comentários

E no seu time, como estão organizados esses papéis? Juntos ou separados? Qual a sua opinião sobre mantê-los separados? E juntos?

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


2 ideias sobre “Gestor de produtos ou product owner?

  1. Oi Joaquim, tranquilo?

    Muito interessante seu pensamento e o entendimento mais profundo desses papéis!

    O que me vem em mente pensando sobre o assunto é o mantra: “O PO é o CEO do produto” (já li em diversos lugares, aqui se repete: http://blog.concretesolutions.com.br/2014/03/os-seis-papeis-em-um-time-agil)

    Por um lado não vejo no entendimento das pessoas que me rodeiam os _Product Owners_ sendo responsáveis pelo marketing, pelas finanças, pelo desenvolvimento e outras áreas como se tem quando o papel é _Gerente de Produtos_. Isso é no mínimo contra intuitivo de acordo com a afirmação mencionada acima.

    Por outro lado, a responsabilidade da Gestão de Produtos de acordo com a definição do Marty Cagan é muito maior do que a definição de um Product Owner na visão da Scrum Alliance.

    _EU_ não faço muita distinção entre os dois papéis assim como você (até porque esses limites de responsabilidade são sempre arbitrários), mas acredito que muitas pessoas fazem tal distinção e por isso levo o pensamento de me posicionar em relação as responsabilidades ao invés dos títulos.

    • Oi Jayr,

      Legal que gostou das ideias e obrigado por compartilhar sua visão e experiência.

      Sobre “PO/gestor de produtos como CEO do produto”, tb já vi em vários lugares, mas não acho essa comparação apropriada. Quando escrevi o artigo sobre dicas de liderança para um gestor de produto, comentei que:

      Em vários textos sobre gestão de produtos encontramos que o gestor de produtos é o CEO do produto. Não gosto muito dessa analogia pois um CEO, em última instância, tem ao seu dispor a liderança direta de todas as pessoas da empresa. Por outro lado, um gestor de produto trabalha em uma relação matricial, ou seja, não tem liderança direta de nenhuma das pessoas envolvidas com o produto. Aliás, esse é um excelente exercício de liderança e uma qualidade extremamente importante para um gestor de produtos: liderar sem ter a “chefia” organizacional.

      Abs,
      Joca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>