Gestão do tempo para gestores de produtos

É muito fácil um gestor de produtos ver sua agenda repleta de reuniões, com pessoas de diferentes áreas para tratar dos mais diversos assuntos: backlog do produto, atendimento, comunicação de marketing, problemas operacionais, revisão de previsão de crescimento, questões jurídicas, cobrança, régua de comunicação, etc., etc., etc.

Isso acontece pois o gestor de produto deve cuidar de seu produto por inteiro. Para o usuário de seu produto, não existe o produto, o financeiro, o jurídico, o atendimento, a cobrança. O usuário enxerga tudo isso como parte do produto que vc cuida, e vc deve sim se importar com tudo isso. Contudo, se importar não significa que vc deve ir a todas essas reuniões. Se vc fizer isso, poderá tirar o foco do que é mais importante para o seu produto. Vc, como gestor de produtos, deve focar seu tempo em:

  1. Com quantos clientes e usuários vc falou essa semana?
  2. Vc tem uma estratégia e uma visão de longo prazo para o seu produto?
  3. Como está e quais as últimas mudanças no cenário competitivo de seu produto?
  4. Que insights vc teve sobre o seu produto essa semana?
  5. Vc sabe qual a motivação e a métrica de cada item de seu roadmap?
  6. Que novas tecnologias vc vê aparecendo que podem influenciar ou mesmo competir com o seu produto?
  7. Que novas habilidades vc está procurando aprender?

As reuniões que eu mencionei mais acima são importantes, e vc deve procurar participar delas se puder. Contudo, vc terá muito pouco a contribuir para essas reuniões se vc não se focar nos 7 itens que eu listei acima. Procure bloquear um tempo em sua agenda para focar nisso, e vc verá como sua participação nas reuniões será muito mais útil.

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Uma ideia sobre “Gestão do tempo para gestores de produtos

  1. Pingback: Principais características de um gestor de produtos | Guia da Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>