Exemplo de retorno não financeiro

Quando escrevi sobre porque ter uma startup, comentei que nem todo projeto tem por único foco o dinheiro como recompensa e que nas startups de estilo de vida é comum encontrar pessoas que colocam as outras pessoas e seus problemas como prioridade.

Para ilustrar como podemos ter outro tipo de retorno que não só o financeiro, queria contar aqui o caso de uma usuária do ContaCal. O depoimento abaixo é de uma senhora de mais de 70 anos que pesava mais de 105Kg. Ela é mãe de santo, daí o “Mãe Shirley”. Ela sofre Coxartrose, uma doença de caráter degenerativo da articulação coxo-femural. Como ela estava acima do seu peso, a cirurgia só era recomendada caso ela emagrecesse 15Kg. Ela encontrou o ContaCal, se inscreveu, mas não conseguiu usar. Contudo, entendeu a ideia de anotar as refeições, baixou nossa tabela de alimentos e até hoje recebe os emails semanais com dicas. Vejam abaixo o depoimento dela:

Queridos, como vcs sabem e me orientaram muito bem, faço a Dieta dos Pontos desde de Junho de 2.011, emagrecendo até aqui 17 quilos, ingerindo somente as 1.100 calorias permitidas, agora o doutor disse que vai operar minha Coxartrose. [...] Perguntei ao doutor se seria bom antes fazer uma plástica removendo o tecido adiposo que se formou com a perda de peso, mas não fui encorajada devido minha idade, já não sou uma mocinha e com a idade temos que ir devagar não é? Pois o coração talvez não respondesse bem a duas cirurgias continuas, bem sem mais novidades espero que leiam, e me compreendam pois vcs são o meu esteio em se tratando de Dietas, pois sempre me encorajam a continuar, meu obrigada e ate mais. Mãe Shirley.

Ela não paga nenhum centavo para nós, mas o simples fato saber por meio de depoimentos como esse que o ContaCal é capaz de ajudar pessoas é um retorno que, para mim, supera o retorno financeiro.

Próximo post

Amanhã começamos o capítulo das ideias! Como encontrar ideias de produtos? Como testar essas ideias antes de começar a desenvolvê-las?

Comentários

O que vc achou desse depoimento? Vc tb já ouviu depoimentos assim em sua startup? Comente! Participe!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


6 ideias sobre “Exemplo de retorno não financeiro

  1. Oi Joca!

    Hoje finalmente consegui ler todos os posts, parabéns! Acho que vai ajudar muita gente.
    Está muito objetivo, direto ao ponto. Gostei muito da dica do diário de mudanças, vou adotar!
    Por fim, muitas vezes esses retornos não financeiros são os que mais me motivam também!

    Abraço

    Sonia

    • Oi Sonia,

      Legal que vc está gostando! Esse caso da Mãe Shirley é bem tocante. Comentei com ela sobre o post aqui no blog e ela confirmou que está com a cirurgia marcada para esses dias. Estou na torcida por ela!

      E já estou preparando mais material aqui para o Guia da Startup. Tem bastante coisa bacana que espero que continue sendo útil. :-)

      Abs,
      Joca.

  2. Realmente, este tipo de depoimento é muito bacana e não tem dinheiro que pague a satisfação do bom trabalho realizado. Minha startup, o Busca Acelerada (http://buscaacelerada.com.br) às vezes recebe e-mails agradecidos de pessoas que fecharam bons negócios após terem feito pesquisas de veículos em nosso site.

    O mais engraçado é que nós, desenvolvedores que somos, sempre achamos que o software não está bom o bastante, enquanto que a spessoas em geral ficam maravilhadas com eles, heheheeh.

  3. Pingback: Nem todo retorno é financeiro | Guia da Startup

  4. É muito gratificante saber que algo que fizemos, mudou a vida de uma pessoa completamente, às vezes não temos noção do que estamos criando más sempre com a intenção de oferecer algum serviço que beneficie o próximo.

    Parabéns Joca :)

  5. Pingback: Mudança de rumo (pivot) | Guia da Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>