Dicas básicas (e não tão básicas) de SEO

No artigo sobre como as pessoas vão encontrar meu produto eu acabei já dizendo qual é a dica mais importante para vc ter um site otimizado para mecanismos de busca, ou seja, com um bom SEO (Search Engine Optimization). A dica é criar e publicar freqüentemente conteúdo original que esteja relacionado ao tema do seu produto. Chamo essa dica de dica 0. Vou comentar abaixo sobre outras regras que vão ajudar o seu site a ser bem rankeado mas sem a criação e publicação frequente de conteúdo original, essas outras regras não vão ajudar muito.

Frequência de publicação de conteúdo

Mas, antes de falar das outras regras, vou me estender mais um pouco na dica mais importante. Note que eu coloquei a palavra frequente. E a pergunta que imediatamente vem à cabeça é “quão frequente?”. Ótima pergunta! A frequência depende muito da forma de distribuição. Para postar no seu blog, frequência mínima semanal e no máximo diária, caso vc realmente tenha o que postar diariamente. No blog é interessante postar conteúdo com 2 ou 3 parágrafos, pelo menos. Não force a barra tentando postar diariamente se vc não tiver capacidade de produzir conteúdo diariamente. E postar mais que uma vez por dia em um blog pode ficar cansativo.

Já em mídias socias a história é outra. Se vc tiver o que postar mais de uma vez por dia, faça-o. Isso ajuda a manter a conexão com as pessoas que te acompanham nas mídias sociais. Lembrando que em mídias socias o conteúdo a ser postado é mais curto e é aceitável nem sempre ser conteúdo original. Vc pode fazer referência a algum conteúdo de outra pessoa, mas que faça sentido para as pessoas que te acompanham nas mídias sociais.

Dicas básicas de SEO

Aqui vão algumas dicas básicas de SEO. Elas são bem básicas pois basta vc digitar SEO no Google que vc vai encontrar essas dicas. Estou colocando-as aqui por puro desencargo de consciência. :-)

  1. Título: cada página deve ter um título que tenha a ver com seu conteúdo.
     
  2. URL amigável: significa que a URL da página deve ser compreensível por humanos. Ou seja, na sua página de testemunhos, coloque http://seusite.com.br/testemunhos e não algo como http://seusite.com.br/test ou http://seusite.com.br/?p=1.
     
  3. Meta-description: é um descrição curta, inserida no código HTML, sobre o que se trata uma página ou post em particular. É aquele texto que costuma ser apresentado nos resultados de uma busca, abaixo do título da página. É interessante usar na descrição as palavras mais importantes para seu negócio e manter a descrição em menos que 150 caracteres.
     
  4. Imagens: vc deve ter alguns cuidados com as fotos e imagens que vc usar no seu site. O primeiro cuidado é nomeá-las corretamente, dizendo o que elas são. Se é a foto de uma mesa pequena, coloque mesa.jpg ou, melhor ainda, mesa_pequena.jpg. Não use 0001.jpg ou image2.jpg. Outro cuidado é usar o recurso alt text, que permite incluir uma breve descrição sobre o que é a imagem.
     
  5. Links: os mecanismos de busca julgam a importância de um conteúdo na web pela quantidade de links que apontam para esse conteúdo. Por isso vc precisa ter links para seu conteúdo. Tanto links de fora do seu site, ou seja, de outros sites que fazem referência ao seu, quanto links de dentro do seu site. Sobre ter links de fora do seu site, tb conhecido como link building, não há muita coisa que vc possa fazer, exceto usar e abusar da dica 0: criação e publicação frequente de conteúdo original. Criando e publicando conteúdo original sobre o tema do seu produto, com o passar do tempo as pessoas vão te reconhecer como um expert sobre esse assunto e vão passar a referenciar seu conteúdo. Sobre os links de dentro do seu site, esse sim vc pode e deve controlar. Evite colocar links em textos como “clique aqui” e “saiba mais”. Os mecanismos de busca vão olhar esse link e não vão saber a que se refere. Se vc estiver linkando para uma página que fala sobre fotografia de imóveis, por exemplo, ao invés de falar “Dicas sobre fotografia de imóveis. Saiba mais.” ou “Clique aqui para ler dicas sobre fotografia de imóveis.” use algo como “Dicas sobre fotografia de imóveis.”
     

Dicas não tão básicas de SEO

Agora sim vamos entrar nas dicas não tão básicas de SEO. Elas são “não tão básicas” não por serem difíceis de implementar, mas sim porque às vezes não pensamos nelas quando estamos analisando SEO. Essas dicas são baseadas no que já falei no artigo sobre como as pessoas vão encontrar meu produto e se resumem a duas dicas:

  1. otimize o conteúdo: ser otimizado para mecanismos de busca não significa necessariamente que seu site deve ser otimizado, mas sim que seu conteúdo deve ser otimizado. Esse é um erro muito comum quando as pessoas pensam em SEO. Sim, é importante que seu site seja otimizado para mecanismos de busca. Só que as pessoas não estão buscando o seu site, e sim seu conteúdo, não importando onde ele esteja. Ele pode estar no seu site, ou pode estar no YouTube, ou no Tumblr, ou no Linkedin, ou no Facebook, ou em qualquer outro site que permite publicação de conteúdo. Para criar seu conteúdo, lembre-se da lista de palavras que vc criou e as utilize quando estiver fazendo seu conteúdo.
     
  2. existem outros mecanismos de busca além do Google: sempre que pensamos em mecanismo de busca, pensamos em Google, mas há outros mecanismos de busca. Vc sabe qual o segundo maior mecanismo de busca depois do Google? Pensou em Yahoo? Pensou em Bing? Pois bem, não é nenhum dos dois, e sim o YouTube, com mais de 3 bilhões de buscas por mês. Para sermos encontrados no YouTube, o que precisamos publicar? Vc precisa ter o conteúdo certo, no lugar certo. Onde estão as pessoas que podem se interessar pelo seu produto e pelo conteúdo que vc criar que tem a ver com o tema do seu produto? O que elas fazem na internet? Que sites elas acessam? Em que sites elas buscam informação? Não basta só ter um conteúdo otimizado para mecanismo de busca, se vc o otimizou para um mecanismo de busca que não é usado pelas pessoas que te interessam. Claro, todo mundo busca no Google. Mas buscam tb em outros lugares.
     

Aí estão minhas dicas de SEO. Só pra não esquecer, a dica mais importante de todas é criar e publicar freqüentemente conteúdo original relacionado ao tema do seu produto.

E vc, tem mais alguma dica? Compartilhe aí embaixo nos comentários!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


2 ideias sobre “Dicas básicas (e não tão básicas) de SEO

  1. Pingback: Terceirizando a geração de conteúdo | Guia da Startup

  2. Pingback: O que é importante para sua estratégia de SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>