Cuidado ao lançar um produto mínimo

Já falamos aqui no Guia da Startup sobre a importância de desenvolver rápido a primeira versão de seu produto web. Falamos também que, para conseguir lançar rápido, não basta ter ótimos profissionais munidos das melhores metodologias de desenvolvimento de software. É preciso saber definir quais são as funcionalidades mínimas necessárias para o seu produto.

Por outro lado, no post sobre como receber o feedback de seu cliente comentei que é preciso ter cuidado com o feedback que se recebe e não sair desenvolvendo toda e qualquer sugestão que seus primeiros usuários lhe derem.

Esteja preparado para continuar andando rápido assim que vc lançar seu produto mínimo

Contudo, ter cuidado com o feedback que se recebe para não sair desenvolvendo toda e qualquer sugestão que seus primeiros usuários lhe derem não significa não fazer nada. Veja:

  • Vc lançou um produto mínimo.
  • Vc fez escolhas e deixou de lado várias funcionalidades para poder lançar logo sua primeira versão.
  • Vc deve ter uma lista de próximas funcionalidades que vc precisa implementar em seu produto web para poder tirá-lo da categoria de mínimo.
  • Vc deve comparar essa lista com o feedback que vc recebe de seus usuários assim que lança o produto para poder priorizar o desenvolvimento dessas funcionalidades.
  • Vc deve ser extremamente cuidadoso na escolha das próximas funcionalidades a serem implementadas para ter certeza que está investindo tempo de desenvolvimento em funcionalidades que de fato ajudam o usuário a tirar maior proveito de seu produto web.

E aqui vai a dica:

Vc deve ser muito rápido em implementar essas funcionalidades. Se possível implementar uma por semana. E não se esqueça de avisar todos os seus usuários sobre a nova funcionalidade. Vc tem que deixar claro para seus usuários que, apesar de vc ter lançado um produto mínimo, vc sabe disso e está agindo rápido para tirar o produto desse estado de produto mínimo. Se seus usuários não virem que vc está trabalhando para melhorar seu produto mínimo, é provável que eles desistam de vc.

Em inglês existe uma sigla para produto mínimo, é o MVP (Minimal Viable Product ou Produto Mínimo Viável). Scott Anthony, autor e consultor sobre inovação, recentemente escreveu um artigo dizendo que alguma vezes um Minimal Viable Product pode se tornar uma Mediocre Value Proposition (Proposição de Valor Medíocre), ou seja, o produto mínimo é lançado, alguns clientes entram e dão feedback, mas quem é responsável pelo produto mínimo não tem a agilidade suficiente para agir sobre esse feedback, tirar seu produto do estado de produto mínimo e transformá-lo em algo que os usuários realmente valorizem.

Lembre-se que uma startup nada mais é que um experimento, e um produto mínimo é a ferramenta usada para dar início a esse experimento. Quando vc lança seu produto web e começa a ter usuários reais, é nesse momento que o experimento começa. Antes disso vc está na fase de gerar hipóteses e preparar o experimento para testar essas hipóteses. Assim que o experimento começa, é preciso ler seus resultados e agir. Se não agirmos, o experimento vai acabar explodindo… :-/

Próximo post

Amanhã vamos falar sobre números.

Comentários

Vc conhece alguma história de produto mínimo que demorou para evoluir e acabou “explodindo”? Compartilhe!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


4 ideias sobre “Cuidado ao lançar um produto mínimo

  1. Não canso de parabenizá-lo pelo excelente blog. Tratando das coisas mais interessantes e importantes para se ter e dar continuidade a uma startup com casos práticos, reais, vividos. Parabéns, mais uma vez!

    • Oi Fernando,

      A ideia é bem bacana, e o sistema parece tecnicamente muito bem executado, parabéns!

      Agora vem a parte de vc conseguir usuários. Normalmente essa parte é a mais difícil. Vc já tem alguma estratégia de aquisição de usuários?

      Abs,
      Joca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>