Como escolher uma ideia para transformar em produto web

No post anterior falamos sobre onde encontrarmos problemas para resolvermos e que quanto mais próximos da gente estiver esse problema, melhor. Hoje vamos falar sobre o que fazer quando encontramos mais de um problema que pode gerar um bom produto web. Aliás, essa técnica serve não só quando vc tiver várias ideias, mas mesmo quando vc tiver uma única ideia, pois antes de investir em transformar sua ideia em produto web, vale a pena ver se de fato existe alguém interessado nele e disposto a pagar por ele.

Vc consegue descrever sua ideia em uma única página web?

Então faça isso. Crie uma página web simples descrevendo sua ideia. Não precisa ser uma página super bonita, nem super bem desenhada. Basta ser simples e direto ao ponto, descrevendo sua solução e o problema que ela resolve.

Quando tive a ideia do ContaCal, tive tb a ideia de outras 2 startups e quis saber em qual das 3 ideias investir meu dinheiro, minha energia e meu tempo. Para tomar esse decisão, escolhi um nome e um domínio para cada uma das ideias e registrei esses domínios. Em seguida, criei uma página para cada uma das ideias de produto web que tive. Como não sou nenhum designer, usei um site chamado unbounce, que permite criar páginas simples e até testes A/B de forma bem fácil. Com o unbounce eu criei a página abaixo:

Primeira página do ContaCal

Primeira página do ContaCal

Note que essa página tem só 3 pontos que descrevem o produto, sendo:

  • um ponto para falar do problema;
  • outro para falar da solução e;
  • um terceiro para falar do preço (que nem é o preço praticado hoje).

O formulário de email serviu para captar a quantidade de interessados. Rodei uma campanha no Google AdWords de R$ 10,00 por dia por produto que eu queria testar durante um mês.

Eu tenho um print de um resultado parcial:

Resultado pesquisa

Esse print é de uma tela do unbounce. Depois dos 30 dias de testes terminei com 216 emails interessados no ContaCal e 1.043 pageviews, o que dá 20,7% de taxa de conversão. As outras duas ideias tb mantiveram a mesma tendência do resultado parcial acima.

O custo total desse teste foi de R$ 990,00:

  • Campanha AdWords: R$ 900,00
  • Domínios: R$ 90,00
  • unbounce: grátis por 30 dias, se passasse de 30 dias eu iria pagar R$ 85,00 por mês para até 5 domínios diferentes que eu quisesse testar ao mesmo tempo.

Cada nova ideia custa R$ 30,00 por registro de domínio .br mais R$ 300,00 por mês de campanha no Google AdWords se fizermos um investimento de R$ 10,00 por dia.

Uma outra opção ao unbounce é o launchrock. Não achei informação sobre preços mas me pareceu uma alternativa a ser avaliada.

Mais um exemplo

Mesmo quando vc tem uma única ideia, é bom validar antes de seguir adiante com o desenvolvimento do produto. O Rafael Lima, do Cobre Grátis fez isso. Ele tinha a ideia de fazer um produto web para facilitar emissão de boletos. Era um problema que ele tinha, que resolveu e que imaginou que outras pessoas iriam querer essa solução. Para confirmar sua hipótese ele rodou uma campanha de 3 meses no Google AdWords, gastando um total de R$ 800,00 que enviava para uma pesquisa do sistema de pesquisas online Wufoo que tinha a cara abaixo e o resultado foi 12.939 visualizações e 1.396 pessoas interessadas. Uma taxa de conversão de 10.8%, o que mostrou que valia a pena investir nesse produto pois parecia ser a solução do problema de mais pessoas além dele próprio. E já era uma boa base para o email marketing de lançamento quando o produto estiver pronto. Como curiosidade, veja abaixo como a página que ele fez para captar o interesse é bem simples. É um formulário de três perguntas, direto ao ponto.

Form de pesquisa do Cobre Grátis

Qual é taxa de conversão mínima?

Isso é um pouco difícil dizer, pois depende um pouco de qual é o produto web que vc está pensando em vender. Se for um produto de nicho, ou seja, mais especializado como por exemplo sistema de controle de pacientes para médicos especialistas em coxartrose, pode ser que a taxa de conversão seja pequena mesmo, pois a quantidade de médicos com essa especialidade não deve ser grande. Nesse caso, se vale ou não desenvolver o produto web, vai depender se o seu produto web realmente resolve um problemão para essas pessoas e quanto essas pessoas estão dispostas a pagar por essa solução.

Usando os dois casos acima como parâmetro, que são casos mais genéricos, o ContaCal é um produto que podemos classificar, de acordo com a classificação que fizemos de um produto web em um dos primeiros posts aqui do Guia da Startup, como um produto para consumidor final, não é um produto de nicho e eu decidi ir para o desenvolvimento do produto com algo próximo de 20% de taxa de conversão. O Cobre Grátis é um produto para empresas, também não é de nicho e o Rafael decidiu desenvolvê-lo tendo uma taxa de conversão em torno de 10% o que mostra que em produtos para empresas é aceitável uma taxa de conversão menor.

Vi outras experiências de produtos que não são de nicho e diria que, de forma geral, pelo menos 10% de taxa de conversão, com pelo menos uns 150 emails válidos cadastrados após um mês de campanha no Google AdWords, é o mínimo recomendável para seguir adiante.

Próximo post

Com o post de hoje terminamos o capítulo sobre ideias e problemas e amanhã vamos falar sobre por a mão na massa. Essa parte de por a mão na massa será dividida em duas partes:

  • fazendo o produto web
  • gerenciando o produto web

Os próximos posts serão sobre como fazer o produto web. Contudo, como eu já expliquei antes como o ContaCal foi feito, agora eu vou explicar porque é importante fazer rápido o produto web para entrar logo no modo gerenciando produto web.

Comentários

Como vc testa suas ideias de produto? Gostou dessa forma de testar? Já tinha usado algo parecido alguma vez? Compartilhe!

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9 ideias sobre “Como escolher uma ideia para transformar em produto web

  1. Pingback: Meu produto web está pronto, e agora? | Guia da Startup

  2. Excelente post .. Sobre o Launchrock, ele é grátis e muito fácil de usar. Não permite fazer testes A/B, mas fornece um relatório básico dos cadastros, e tem a questão do compartilhamento bem integrada – ao se cadastrar, a pessoa recebe uma senha pra compartilhar. Isso gera um ranking entre os usuários cadastrados, que pode servir de incentivo pra viralização da sua landing page.

  3. Pingback: Otimização de campanha AdWords | Guia da Startup

  4. Boa Tarde Joca,

    Nessa questão de testar a idéia me surgiu uma dúvida!

    Seria aceitável que eu utilizasse o Unbounce e investisse no AdWords da maneira como instruíste e depois, com a base de e-mails recebidos, enviasse um pequeno questionário do google docs afim de obter mais informações sobre o que busca o usuário?? Será que não queimaria os possíveis clientes?
    Já que conseguimos chamar atenção à idéia, obtivemos uma taxa de conversão, enviar um questionário não tornaria meio inoportuno e afastaria os usuários conquistados?? tenho esse receio…

    Obrigado,

    Abs Marlon

    Obrigado,

    • Oi Marlon,

      Não teria nenhum problema dependendo de como vc abordar o cliente. Se vc avisar que está coletando informações com os clientes para terminar o desenvolvimento de seu produto, não há nenhum problema.

      Abs,
      Joca.

  5. Achei muito bacana a forma de validar a ideia mas ainda tenho um outro receio: ter a minha ideia roubada. Sei que a ideia sozinha não vale muita coisa mas… Se acontecer, já era a ideia?
    Estou procurando parceiros para o desenvolvimento de um projeto. Se alguém quiser conversar é só me mandar um e-mail em: moreirapontocom arroba gmail. Com.

    • Oi Lucas,

      A ideia sem execução vale muito pouco. Na maioria das vezes o grande diferencial não está somente na ideia, mas sim na forma como a ideia é implementada.

      Abs,
      Joca.

  6. Gostei muito do livro. Tanto que estou lendo pela segunda vez.
    Estou testando alguma uma ideia, mas bate uma baita ansiedade, pois estou acompanhando os pageviews e os cadastros que colhi. Está em meu segundo dia e só tenho 4 interessados. Mas vamos ver no que dá.

    Abraço.

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