Como diversificar seu portfólio de produtos?

No primeiro post da série de três posts que estou fazendo para explicar o conteúdo de minha palestra no Agile Trends Brasil 2013 falei sobre porque as empresas devem diversificar seu portfólio de produtos.

Nesse segundo post, meu objetivo é mostrar como fazer isso. :-)

Novos mercados

A primeira opção é a busca por novos mercados. E quando pensamos nisso é comum pensarmos naquele mapa do Google que mostra a presença de seus escritórios em vários países que vimos no último post.

google-offices

Essa é a forma mais comum de se pensar a busca por novos mercados, mas há outras:

  • faixa etária: se vc tem um produto para pessoas jovens, é possível adequá-lo para pessoas mais velhas? Será que as pessoas mais velhas vão ter interesse? E as crianças?
     
  • pessoa física vs pessoa jurídica: se o seu produto é feito para empresas, será que ele poderia também ser usado por consumidores finais?
     
  • tamanho da empresa: seu produto é indicado para pequenas empresas? O que seria necessário para adequá-lo para grandes empresas? Ah, seu produto é feito para grandes empresas? É possível fazer algo para adequá-lo para as pequenas empresas?
     
  • nichos: vc tem um produto para dentistas? será que ele serviria tb para médicos? E fisioterapeutas?

Ou seja, não são apenas diferenças geográficas que caracterizam novos mercados. Diferenças etnográficas, sociais e culturais também ajudam a definir mercados e um gestor de produtos tem que ser capaz de entender e identificar essas diferenças para poder explorar novas oportunidades para seus produtos.

Novos produtos

A outra opção é desenvolver novos produtos para atender o mercado que vc já conhece. O livro Guia da Startup fala exatamente sobre esse tema e apresenta as técnicas para descobrir um problema ou necessidade de um grupo de pessoas e como desenvolver um produto para solucionar esse problema ou atender essa necessidade.

Um único ponto que não falei no livro, mas é uma estratégia usada por várias empresas para diversificação de portfólio de produtos, incluindo Google e Locaweb, é a aquisição de empresas. Vários dos produtos do Google não foram desenvolvidos dentro do Google, mas sim por empresas pequenas que desenvolveram um produto que chamou a atenção dos gestores de produto do Google e os motivou a adquirir essas pequenas empresas. O caso mais recente é a aquisição do Waze, plataforma social de mapas em que as pessoas passam informação em tempo real sobre trânsito e acidentes. A Locaweb também começou a fazer isso recentemente. A Locaweb sempre atendeu bem as pequenas empresas, com produtos como loja online e ferramenta de email marketing. Contudo, empresas maiores têm necessidades diferentes das pequenas empresas. Para atender essas empresas maiores havia duas opções, desenvolver essas funcionalidades dentro de casa ou buscar empresas no mercado que já estivessem atendendo essas empresas maiores. Decidimos por continuar desenvolvendo novas funcionalidade para atender esses novos mercados enquanto conversávamos com algumas empresas potenciais candidatas para aquisição. No final de 2012 anunciamos a aquisição da Tray, empresa de soluções de comércio eletrônico e em meados de 2013 anunciamos a aquisição da All In Mail, empresa de email marketing para grandes empresas. Também adquirimos no final do ano passado uma startup, a Eventials, de transmissão ao vivo de eventos.

Vale lembrar que quando vc vai explorar um novo mercado com seu produto existente, há boas chances de vc precisar fazer adaptações nesse seu produto para que ele possa ser aceito nesse novo mercado. Basta ver o que descrevi acima sobre a Locaweb. Na busca de um novo mercado, de clientes maiores, ficou clara a necessidade de adaptações aos nossos produtos para atender a esses novos mercados.

Próximo post

No próximo post da série, vou falar sobre como gerenciar um portfólio de produtos. Como o Google pode gerenciar seus 177 produtos ativos, além dos 79 produtos descontinuados? E a Locaweb com seus mais de 20 produtos? Vou mostrar a ferramenta que usamos na Locaweb para nos ajudar a gerenciar nosso portfólio de produtos.

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

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