Como atrair visitantes para o meu site?

Essa é uma pergunta que todo empreendedor se faz. Vou respondê-la de forma bem prática e pragmática. Vc pode atrair visitantes para o seu site pagando por essa visitação ou sem pagar por essa visitação.

Formas pagas de atrair visitantes

As formas pagas costumam trazer retorno quase imediato, ou seja, uma vez que vc começa a investir em atrair visitantes, eles começam a aparecer.

Dentre as formas pagas de se atrair visitantes alguns exemplos são os anúncios em TV e em revistas, distribuição de panfletos, envio de mala direta que são conhecidos como formas offline e os anúncios em sites com grande visitação como Google, Facebook, UOL e iG, sites de nicho, disparo de email marketing para listas de empresas que alugam listas (Alphabase e ZipCode) que são conhecidas como formas online.

A vantagem das formas online sobre as formas offline é que é muito mais fácil avaliar o resultado e medir o retorno do investimento feito. Por exemplo, ao investir uma certa quantia por dia no Google AdWords, vc consegue saber quantos clicks por dia seu anúncio tem e, consequentemente, quanto vc pagou por cada visitante que vc atraiu para seu site. Outra grande vantagem das formas online, é que elas permitem experimentação. Vc pode fazer experimentos com seus anúncios para testar qual converte mais, qual traz visitantes mais qualificados para o seu site. Numa campanha de AdWords, por exemplo, vc escolhe as palavras chave que serão buscadas no Google para mostrar seu anúncio e faz o texto do seu anúncio. A depender das palavras chave e do texto do anúncio que vc fizer, vc vai atrair públicos diferentes para o seu site e esses públicos diferentes terão taxa de conversão para usuários de seus produto web diferentes. Até mesmo com campanha de email marketing vc pode fazer experimentos, disparando por exemplo 3 peças diferentes cada uma para 10% de sua base total, vendo qual delas converte mais e escolhendo a que melhor converteu para disparar para os 70% da sua base.

Formas gratuitas de atrair visitantes

As formas gratuitas costumam ser uma forma de divulgação com retorno de mais longo prazo. Demora algum tempo até que essas formas de divulgação dêem algum resultado.

Uma forma de divulgação gratuita é criar conteúdo relevante sobre o tema do seu site. Esse conteúdo será indexado pelo Google e outros buscadores e, quando as pessoas forem buscar por esse tema, irão encontrar seu conteúdo. Você mesmo pode criar esse conteúdo ou seus usuários podem criar esse conteúdo. Crie um blog e poste regularmente. Pelo menos uma vez por semana. Se possível, mais de uma vez por semana. Para que seus usuários criem conteúdo, vc precisa dar ferramentas para eles. Um fórum, ou um sistema de comentários no seu blog que os incite a interagir.

Outra forma é visitar blogs, fóruns e comunidades que falam sobre o tema do seu produto web e interagir bastante, por meio de comentários relevantes e úteis para os outros usuários. De quando em quando conte sobre seu produto web e o que ele faz.

Se vc fez um bom produto web, que realmente resolve o problema de várias pessoas, vc poderá contar com o marketing boca-a-boca, mas vc sempre pode dar um empurraozinho para esse marketing boca-a-boca colocando links que facilitem indicar seu site e compartilhar conteúdo de seu site com outras pessoas. Use os links das redes sociais. As principais são Facebook, Twitter e Google+. Quando vc tiver um certo número de usuários, ter uma página no Facebook e no Google+ pode ser uma estratégia interessante para fazer com que mais pessoas interajam com seu site e seu produto web.

Alguns exemplos de como atrair visitantes para o site

O Flavio e o Renato do byMK / fashion.me, quando terminaram de fazer a primeira versão do seu criador de looks, resolveram usar uma estratégia de divulgação gratuita baseada em dois pilares, participar ativamente em blogs e comunidades de moda por meio de comentários e facilitar o compartilhamento do looks criados pelos usuários do site. O site foi lançado em agosto de 2008 e, usando essa estratégia, levou 6 meses para começar a ter crescimento na visitação diária.

Outro exemplo é o ContaCal. O pessoal da StartupDEV terminou a aplicação no dia 25/08/2011. Com mais alguns dias eu consegui terminar o site e, no dia 02/09, religuei a campanha no AdWords. Dia 04/09 eu avisei os 306 emails de pessoas interessadas antes do lançamento. Abaixo estão os dados de clicks na campanha AdWords e de novos cadastros por dia durante o mês de lançamento. Note que a campanha do AdWords acelera aos poucos. O Google não coloca a campanha direto no limite de gasto diário que vc define. Eles aumentam um pouco a cada dia. 80% das visitas ao site vêm dos anúncios, informação essa que eu acompanho no Google Analytics. Desde que lancei o ContaCal faço inúmeros experimentos no AdWords para encontrar o melhor custo por clique trazendo a audiência mais qualificada.

Dados do lançamento do ContaCal

Dados do lançamento do ContaCal

Também pratico formas não pagas de divulgação. Tenho o hábito de escrever um post por semana sobre alimentação e mando esse texto como newsletter para os usuários do site. Tb coloco no site, em vários lugares, links para facilitar o compartilhamento do conteúdo do site em redes sociais. Semana passada lancei uma página no Facebook para que os usuários possam trocar experiências. Já consegui aumentar um pouco o alcance no Facebook, mas como isso tb é uma estratégia de longo prazo, não senti nenhum resultado ainda.

ContaCal no Facebook

ContaCal no Facebook

Próximo post

Na semana que vem falaremos de geração de receita.

Comentários

Tem alguma história interessante para contar sobre como divulgou seu produto web? Compartilhe!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


38 ideias sobre “Como atrair visitantes para o meu site?

  1. Muito legal o post. Venho acompanhando você pelo twitter e acho que tenho lido todos os posts que você escreve.

    Tenho feito as mesmas divulgações que você mencionou para os serviços online e é legal ver que estou no mesmo caminho de outras pessoas.
    Legal saber da Alphabase e Zipcode, eu não os conhecia.

  2. Novamente um artigo bem exclarecedor.

    Outra maneira que agariar bons resultados e trazer o cliente até pessoa seria o boa otimização do website e o monitoramento das keywords e descriptions, hotsites para novas features e landing page para contas premium. As métricas podem ser interessantes.

    E no quesito link patrocinado temos os Ads da vida, e tem um que é muito focado que é o do facebook que atingi com um grau forte em cima do perfil dos usuarios, alem dos links ganhos com a rede social.

    Dependo de como for o produto web naum rola um pinterest?? kkk

    Vlw ai Joca e estou adorando os posts

    • Oi Rafael,

      Bem lembrado! Eu cheguei a usar ads do Facebook durante um tempo. Dividi 50% do meu investimento diário em Facebook, 50% em AdWords. Confesso que a além de a quantidade de visitantes ser maior via AdWords, a qualidade dos visitantes que vinham do AdWords tb era melhor, por isso parei de fazer campanhas no Facebook.

      Se vc tiver experiências positivas com Facebook ou outros, fique à vontade para nos contar! Vou adorar experimentar no ContaCal! :-)

      Abs,
      Joca.

      • Bem boa noite joca :)

        Minha experiência com adwords e ads do face são de dois cases, um de uma loja (catalogo) de auto peças de um cliente que faz uso intensivo do Adwords, e pelas minhas métricas ele em 20 dias ele teve 600 visitas com tx de conversao de +- 35%

        No entanto um certo mes nós oferecemos uma campanha para ele no ads do facebook, ele teve um aumento de +- 250 visitas dos relatório, no entanto a convesão aumento uns 15%
        Ele flw q a procura veio mais forte e o pessoa chegava e perguntava em termos técnicos, tipo outras lojas.

        O que eu tiro de experiencia é o Adwords é bom pra da uma impusionada e Ads do face axo que são para pesquisas mais segmentadas. E não serve para melhorarar a fanpage, para isso é melhor link building kkk

        Bem é isso se for util tamos ai, qualquer coisa que novidade ou xp eu vo esta comentando kkkk

        Vlw Joca

  3. Pingback: Seja um “data geek” | Guia da Startup

  4. Ótimo post como sempre.
    No meu caso ainda não lançamos o serviço, apenas fizemos uma pesquisa de público. Uma página com enquete que já não está mais no ar.

    Fizemos anúncios no facebook e distribuímos panfletos em alguns eventos. Mas o que mais deu retorno em questão de acessos foi o twitter. Buscando por palavras chave do nicho, começamos a seguir perfis que achamos que poderiam ter interesse no serviço.

    Como disse anteriormente o serviço ainda não foi lançado, então minha experiência por enquanto vai até o número de acessos e respostas da pesquisa de público.

    Agora uma dúvida que tenho e ao mesmo tempo uma sugestão de post:
    Em alguns artigos você comenta a necessidade das startups terem algum atrativo para incentivar o usuário a migrar da conta free para a conta paga.
    E no caso de um serviço que não tenha mensalidade, quais seriam as alternativas de monetização?

    Abraços,
    Erick

    • Oi Fabiano,

      Me deu água na boca! :-)

      Anunciar em Facebook pode ser algo interessante para vc tb. No Google AdWords, use a opção de localização.

      Abs,
      Joca.

  5. Pingback: Growth Hacking | Guia da Startup

  6. Pingback: Como as pessoas vão encontrar meu produto? | Guia da Startup

  7. Mais uma vez, parabéns pela excelente abordagem.

    Na nossa startup (PortaldoLocador.com) optamos por 3 formas principais de divulgação para atrair visitação:

    1) Geração de Conteúdo e Newsletter: Sempre temos textos nossos e de parceiros alimentando nossa base de dados, gerando conteúdo de interesse dos visitantes para receber nossa newsletter;

    2) Participação forte de eventos do setor: Este inclusive é responsável por gerar mais negócios, talvez não seja o que gere mais acesso, mas é numa feira que surgem propostas das mais loucas e interessantes. É um excelente laboratório e uma forma boa de escutar o público pessoalmente;

    3) SEO e Adwords do Google: Por conta da nossa especialidade em SEO, otimizamos nossos resultados e investimos bastante no posicionamento nas buscas. Gastamos muito pouco com adwords. (Investi uns 150,00 reais em 3 anos).

    Ainda não fiz experiência com o Facebook, mas estou buscando conhecimento para poder ver como usá-lo. Como nosso serviço é B2B, e muito ligado a um nicho especifico do mercado, eu tenho uma certa desconfiança que não é o melhor canal. Quando eu fizer a experiência, compartilharei os resultados.

    Sucesso!

    Ronaldo Barros
    Pensou em Aluguar? Acesse: PortaldoLocador.com

  8. Trabalhamos com quadros personalizados para qualquer tipo de fotos com a impressão do pôster e a moldura. No nosso caso no Google o retorno somente aconteceu em campanhas gratuitas com a otimização de algumas palavras, frases já no Google AdWords acreditamos que devido a faixa etária das pessoas que buscam nossos serviços, somente recebemos um volume expressivo de solicitações de orçamentos e em alguns casos, como também prestamos serviços para a edição de fotos, estas pessoas acreditam que encaminhamos o trabalho antes do pagamento, querem receber o serviço de graça. Apesar de ser uma empresa muito ruim de trabalhar pois não possuem atendimento e são reis de reclamações no Reclame Aqui mas nos da um certo retorno são anúncios no Mercado Livre, são vinculados aos resultados do Google. No campo físico algumas revistas e blogs também ajudam em determinadas regiões e campanhas. Interessante a matéria de vocês. Grande abraço

  9. É verdade que a internet vem ganhando espaço a cada dia e tem mudado a maneira que compramos nossos produtos, mas está cada dia mais dificil atrair usuários. Lancei um site (marketplace) a uns três meses, mas ainda está muito dificil atrair visitantes. oque devo fazer para atrair visitantes.
    Aceito sugestões. obrigado

    http://www.acheclic.com.br

  10. Gostei do post, conteudo relevante… Depois da uma espiada na minha página que eu também tenho algo muito interessante para divulgação, com certeza você vai gostar.
    O endereço está linkado ai no meu nome.
    Att: Anderson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>