Como as pessoas vão encontrar meu produto?

Você acabou de criar seu produto ou está terminando o seu desenvolvimento. Você já fez algumas validações e sabe que existem pessoas que podem se interessar pelo seu produto. Você começa a pensar em como as pessoas vão saber que seu produto existe. Preferencialmente como as pessoas que precisam de seu produto vão saber que ele existe. Já falamos um pouco sobre esse tema no post “Como atrair visitantes para o meu site?“. Agora, dentro da série de posts sobre Growth Hacking, vamos nos aprofundar um pouco sobre esse tema, começando do começo, Search Engine.

Nesse momento em que vc começa a pensar sobre como as pessoas, principalmente aquelas interessadas em seu produto, vão saber que seu produto existe é que vc deve começar a se preocupar com as letras S e E dos termos SEO e SEM. Essas letras significam Search Engine, ou mecanismo de busca. O O de SEO significa Optimization e o M significa Marketing. Vc certamente já ouviu falar desses dois termos, mas antes de falar de SEO e SEM eu gostaria de falar sobre esse “pedacinho” que os dois termos têm em comum, o SE.

O que as pessoas estão procurando?

Quando pessoas precisam de algo, seja esse algo um produto, um serviço ou uma informação, é cada vez mais comum as pessoas buscarem saber mais sobre esse algo na internet. E para buscar algo na internet, o mais comum é buscar no Google. Vc deve descobrir como as pessoas irão buscar pelo seu produto web no Google, ou seja, o que pessoas que precisam de seu produto vão digitar no Google. Por exemplo, para o ContaCal, minha startup-experimento, eu busquei entender o que as pessoas que se beneficiariam do meu produto vão procurar. Dieta? Emagrecimento? Contar calorias? O próprio Google te dá sugestões de pesquisas relacionadas no final da lista de resultados da primeira página:

pesquisa_relacionada

É importante vc anotar essa lista de palavras pois essas palavras devem servir de base para o site do seu produto.

Mas com tantas palavras, como saber que termos são mais buscados? Utilize o Google Trends que permite a vc comparar dois ou mais termos de busca para ver qual é mais buscado.

trends

Como as pessoas estão procurando?

Apesar de o Google ser o mecanismo de busca nº 1 em todo o mundo, há também outros lugares que as pessoas buscam. Por exemplo, quando vc quer saber alguma informação sobre um pessoa, vc pode buscar no Google, ou pode ir direto no Facebook, no Linkedin ou em outras redes sociais. Vc tb pode buscar saber mais dessa pessoa buscando conteúdo que ela tenha postado na internet, que pode estar no Flickr, no Slideshare, no Tumblr, no YouTube ou em qualquer outro site que permita publicação de conteúdo. Quando uma pessoa está procurando por um produto, ela pode tb procurar no Google, ou então ela pode ir direto na Amazon ou no Buscapé.

Temos a tendência de, quando pensamos na parte SE do SEO e do SEM, em pensar imediatamente no Google, mas buscas podem acontecer em vários lugares que não são o Google. Por este motivo, ao pensarmos em como as pessoas buscam por assuntos que têm a ver com nosso produto, é muito importante tb pensar onde essas pessoas vão buscar. Além do Google, há outros lugares em que as pessoas podem buscar pelos termos que têm a ver com meu produto web? Se sim, que tipo de conteúdo eu preciso preparar para aparecer nessas buscas?

Crie conteúdo

A lista de palavras e frases que vc montou deve servir de base para vc criar o seu site e o conteúdo que você vai publicar nesse site. Vc deve sempre incluir algumas dessas e frases em suas páginas. Para que as pessoas achem o seu produto, vc precisa criar conteúdo que tenha a ver com seu produto e com as palavras e frases que têm a ver com seu produto.

Quando se fala em criar conteúdo, normalmente se pensa em blog, o que está correto. Escrever artigo no blog do site do seu produto web é uma ótima forma de se publicar conteúdo, mas não deve ser a única. Você deve estar antenado nas mais diferentes formas de se publicar conteúdo. Vc pode tb publicar seus textos como eBooks, whitepapers, estudos de caso e assim por diante. E vc não deve publicar seus textos no seu site, procureoutros endereço para publicar seus textos como , por exemplo, o Tumblr.

Além de textos, vc tb pode publicar apresentações no SlideShare e na Eventials, fotos no Flickr e Instagram, videos no YouTube e no Vimeo e assim por diante. Quanto mais conteúdo relacionando ao tema do seu produto vc publicar, maiores as chances de vc ser encontrado.

E não se esqueça que o mundo está cada vez mais social, por isso vc deve publicar seu conteúdo tb no Facebook, Twitter, Linkedin e Google+.

Importante: os mecanismos de busca costumam dar preferência ao conteúdo original, por isso procure sempre criar conteúdo original.

Próximo post

Apesar de eu já ter falado acima sobre a principal regra de SEO (crie conteúdo), no próximo post pretendo falar mais um pouco sobre esse tema. Se vc conhece desse tema e quer compartilhar um pouco do seu conhecimento, fique à vontade para postar nos comentários!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


2 ideias sobre “Como as pessoas vão encontrar meu produto?

  1. Pingback: Ferramenta para geração de lista de palavras | Guia da Startup

  2. Pingback: Dicas básicas (e não tão básicas) de SEO | Guia da Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>