Ciclo de vida de feature

lifecycle

Em um artigo anterior, expliquei as 4 etapas de um produto de software:

  • Inovação: dos 4 estágios do ciclo de vida de um produto de software, a Inovação é a que detém a maior quantidade de dúvidas. É também a fase que tem a maior quantidade de livros. Qualquer livro sobre inovação e startups é útil quando o seu produto estiver nesta fase. O objetivo principal é criar um produto que atenda problemas e necessidades de um grupo de clientes.
     
  • Crescimento: Na fase de crescimento, quando o produto foi desenvolvido e lançado, devemos nos preocupar com a forma de gerir o produto durante o seu crescimento. Uma vez que, durante a fase de inovação, nós construímos um MVP para alcançar nosso objetivo de encontrar o fit do produto com o mercado, nosso produto certamente será bastante incompleto, então devemos ter um plano descrevendo quais funcionalidade vamos construir mais a motivação para construir cada funcionalidade e as métricas que irão nos mostrar que estamos cumprindo a motivação para construir cada funcionalidade como descrevi em um dos meus artigo sobre roadmap.
     
  • Maturidade: Após o crescimento, vem a maturidade. Nesta fase, nosso produto atingiu seu mercado potencial e, conseqüentemente, não cresce tão rápido quanto cresceu na fase anterior
     
    .
  • Fim de vida: Após a maturidade, ou quando o produto é desenvolvido, mas não encontra o fit do produto com o mercado, vem o cenário conhecido como o fim da vida de um produto de software.

Este ciclo de vida de 4 fases pode ser aplicado não só a um produto, mas também às principais funcionalidades.

Para dar um exemplo, vamos imaginar que nosso produto é o Linkedin. Vamos supor que decidimos desenvolver uma nova feature para o Linkedin, por exemplo, o recurso de publicação de artigos que uso para escrever artigos no Linkedin. Durante a fase de inovação característica, teremos que encontrar o encaixe entre produto e mercado, o famoso product market fit. Neste caso, o que estamos procurando é o encaixe será a funcionalidade e mercado e, nesse caso, o mercado é toda a base de usuários do Linkedin.

Se pudermos encontrar o fit da funcionalidade com os usuários do produto, então é hora de aumentar o uso da funcionalidade, ou seja, implementar funcionalidades adicionais para o funcionalidade de publicação que acabamos de lançar para que ele possa ser uma funcionalidade cada vez mais completa para ser usada pelo número máximo de usuários possíveis.

Após o crescimento da adoção da funcionalidade de publicação na base de usuários do Linkedin vem a maturidade do recurso. Nesta fase, o recurso de publicação estará completo em termos de suas possibilidades e, como é utilizado pela maioria da base de usuários, seu crescimento diminui.

Então, após o crescimento, vem o estágio de fim de vida para o recurso de publicação. Pode acontecer se o Linkedin como todo entrar nesta fase, ou se o recurso for substituído ou descontinuado por qualquer motivo.

Na próxima vez que você decidir desenvolver e lançar uma nova funcionalidade importante para o seu produto, você pode aplicar a visão do ciclo de vida do produto para ajudá-lo a gerenciar o ciclo de vida desta nova funcionalidade importante.

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>