A importância do contexto no desenvolvimento de software

Nesse artigo quero propor um experimento mental. Vamos usar da empatia, principal característica de um gestor de produtos de software, para nos colocarmos no lugar de um desenvolvedor de software que recebeu do gestor de produtos do seu time a seguinte história para ser implementada:

Quando chegar em 39, deve soar um alarme.

Apesar de parecer ter informação suficiente, quando você começar a implementar, verá que está faltando informação. O que são esses 39? Quando chegar em 39 vindo de 38 ou vindo de 40? Ou nos dois sentidos?

Vamos agora ver a mesma história, só que com o devido contexto:

Estamos fazendo um sistema que monitora temperatura corporal e esse sistema deve soar um alarme quando a temperatura subir e passar de 39ºC.

Com o contexto fica bem mais fácil de entender o que são os 39 e porque foi pedido para soar o alarme. Sabendo disso fica bem mais fácil escrever o software certo.

Por isso, em sua próxima sessão de planejamento com o time, invista um tempo em explicar o contexto das histórias. Com isso você aumentará as chances de sucesso de seu software!

Livro sobre gestão de produtos

Vc gosta do tema gestão de produtos de software? Quer se aprofundar mais no assunto? Escrevi um livro sobre o assunto, dividido em 5 grandes áreas:

  • Definições e requisitos
  • Ciclo de vida de um produto de software
  • Relacionamento com as outras funções
  • Gestão de portfólio de produtos
  • Onde usar gestão de produtos de software
Capa do Livro Gestão de Produtos

Esse livro é indicado não só para quem tem software como seu core business, como tb para empresas que desenvolvem software sob demanda e empresas que não tem software como seu core business mas usam software para se comunicar com seus clientes como, por exemplo, escolas, bancos e laboratórios clínicos.

Interessou? Então adquira sua cópia hoje mesmo!

Newsletter

Se você quiser receber artigos por email sobre startup, gestão de produtos e gestão de TI, digite seu endereço abaixo e aperte enter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>